18 Mai

Artigo expõe os impactos da MP 936 no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência

Publicada em: 18/05/2020

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

Os pesquisadores Guirlanda Benevides, Vinicius Garcia e Maria de Lourdes Alencar publicaram o artigo “Nota sobre a Medida Provisória nº 936/2020 e os impactos no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência”. A obra trata da crise sanitária oriunda da Covid-19 que atinge o Brasil e o mundo. Além das consequências para vários segmentos, entre eles, o das pessoas com deficiência.

O artigo foi divulgado por meio do site do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – Cesit. Os cientistas integram o Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas – Cesit/IE/Unicamp.

A obra declara que o novo coronavírus “exigem do poder público uma maior atenção nas medidas protetivas, considerando inclusive as possíveis comorbidades associadas à situação de deficiência...”. Analisa ainda que, com a adoção da Medida Provisória nº 936/2020, de 1º de abril de 2020, que dispõe sobre o “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda”, as consequências laborais para as pessoas com deficiência têm várias dimensões.

Leia aqui o artigo na íntegra e compreenda estas dimensões.