19 Mai

Covid-19: Interdição de frigorífico da JBS em Santa Catarina repercute na mídia nacional e internacional

Publicada em: 19/05/2020

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

A interdição de um frigorífico de aves da JBS no município de Ipumirim (SC), pelos Auditores-Fiscais do Trabalho, nesta segunda-feira, 18 de maio, tem repercutido na mídia nacional e internacional. A unidade vivencia um surto de Covid-19 com 86 casos confirmados da doença, o que representa quase 5% dos cerca de 1.500 empregados que trabalham no local. 

A interdição se deu depois que a fiscalização constatou graves irregularidades que expunham os trabalhadores à contaminação pela Covid-19.  A ausência de distanciamento seguro entre os empregados na linha de produção e a inexistência de medidas de vigilância para controle da disseminação do novo coronavírus foram os principais problemas apontados pela Fiscalização do Trabalho na unidade da Seara Alimentos, que pertence à JBS. Os Auditores-Fiscais chegaram a encontrar um trabalhador com a doença confirmada em atividade no lugar. 

Em comunicado à Agência de Notícias Reuters, a JBS disse que toma medidas legais para reabrir fábrica de aves em Santa Catarina, que processa cerca de 135 mil galinhas por dia. 

Veja as notícias sobre a interdição: 

UOL 

Valor Econômico 

G1 Santa Catarina 

New York Times/Reuters 

Diário do Iguaçu 

NSC Total 

Minutta.com.br 

Cruzeiro do Vale 

CUT Santa Catarina 

Lance Notícias