19 Mai

Covid-19 – Confira guia francês traduzido com orientações para as atividades da construção civil durante a pandemia

Publicada em: 19/05/2020

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

Por demanda da Comissão Técnica – Covid-19, o SINAIT providenciou a tradução de mais uma publicação internacional, com orientações de segurança e saúde do trabalho no setor da construção civil

Trata-se do “Guia de recomendações de segurança e saúde para a continuidade das atividades de construção durante a epidemia de coronavírus Covid-19”, elaborado pelo Organisme Professionnel de Prévention du Bâtiment et des Travaux Publics – OPP BTP, a Agência Profissional Francesa de Prevenção de Riscos em Construção Civil e Obras Públicas.

O documento lista as medidas urgentes e específicas a serem tomadas para garantir as condições sanitárias necessárias à proteção de trabalhadores da construção civil e de obras públicas, convocados para trabalhar em escritórios, oficinas, depósitos ou canteiros de obras e outros locais. Abrange ainda qualquer medida de saúde promulgada pelas autoridades públicas que aprovaram o guia.

“No contexto dessa excepcional crise de saúde, a implementação de medidas é uma condição essencial para as atividades de construção civil e obras públicas. Cabe a cada empresa avaliar sua capacidade de se adequar e tomar as providências necessárias”, afirma a OPP BTP no documento.

A publicação tem o aval de diversos órgãos franceses, como o Ministério de Transição Ecológica e Solidária; o Ministério de Urbanização e Habitação; o Ministério das Relações Sociais e da Saúde, e o Ministério do Trabalho.

Esse e outros estudos traduzidos pelo Sindicato desde o início da pandemia no Brasil estão disponíveis na área restrita do site da entidade, na aba COMUNICAÇÃO – Publicações Covid-19, e também na aba Covid-19 da barra de menu superior da página do SINAIT.

Ao traduzir publicações internacionais, o SINAIT busca prover aos Auditores-Fiscais do Trabalho, aos governantes e gestores públicos e à sociedade uma visão ampliada e global do tratamento da crise de saúde pública por outros países. Além de fornecer subsídios para melhor orientação de patrões e empregados quanto às práticas mais efetivas de proteção