22 Mai

Confira todas as lives realizadas esta semana

Publicada em: 22/05/2020

Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
 
Nesta semana de 19 a 22 de maio, Auditores-Fiscais do Trabalho participaram de várias lives. Em debate estiveram temas como Previdência, doença ocupacional, cadeias globais de valor e o papel dos empregadores e empregados na adoção das medidas preventivas, entre outros tópicos.
 
Na manhã de terça-feira, o presidente do SINAIT, Carlos Silva, e o diretor de Relações Intersindicais da entidade, Marco Aurélio Gonsalves, durante reunião dos integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe, debateram a pressão do governo federal para o retorno de servidores públicos ao trabalho sem garantias de saúde e segurança.
 
Ainda no período da manhã, Carlos Silva participou de reunião emergencial do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, quando trataram das pressões do Palácio do Planalto e de alguns ministérios para a retomada imediata de servidores públicos às atividades presenciais.
 
No período da tarde, os assessores jurídicos das entidades integrantes do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate discutiram alternativas para reverter a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal – STF Luís Roberto Barroso. O ministro indeferiu pedido de medida liminar em cinco Ações Diretas de Inconstitucionalidade – ADIs que questionam a progressividade das alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores públicos, introduzida pela Reforma da Previdência – Emenda Constitucional 103/2019.
 
Ainda na tarde de terça-feira, dia 19 de maio, os Auditores-Fiscais do Trabalho Ana Luíza Horcades, do Rio de Janeiro, e Antônio Carlos Ribeiro Filho, de Minas Gerais falaram sobre “Covid-19 é doença ocupacional?” no canal AFT TV, no YouTube.
 
Na quinta-feira, dia 21 de maio, ocorreu a live “Analisando as cadeias globais de valor” com a participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho Alex Myller e Renato Biganami, no canal Plantão Trabalhista!, no YouTube.
 
Na noite de quinta-feira, Carlos Silva participou do Simpósio de Segurança e Saúde do Trabalhador no Cenário Pós Pandemia da Covid-19, organizado pela Evoluta, em parceria com a Uninassau. O presidente do SINAIT falou sobre “O papel dos empregadores e empregados na adoção das medidas preventivas”.
 
Acesse abaixo, os links, leia e reveja os debates:
 
19 de maio: Live “Covid-19 é doença ocupacional?