Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
Em reunião virtual realizada nesta terça-feira, dia 26 de maio, os integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe deliberaram algumas atividades para a segunda quinzena de maio. Nas decisões, a construção de um seminário on-line do Fórum, pedido de reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho no Ministério da Economia para tratar da contribuição sindical, entre outros tópicos. O diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, participou do encontro virtual.
Os sindicalistas conversaram sobre a realização de um seminário on-line, com data e tema ainda a serem definidos. Debateram também o desenvolvimento de uma campanha de solidariedade em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST na capital São Paulo.
Os integrantes do Fórum, definiram que as entidades devem enviar um pedido de reunião para a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Economia para tratar das mudanças no processo de desconto em folha da contribuição sindical.
Na ocasião, o Fonasefe orientou o conjunto de entidades a continuar o processo de organização de atos políticos contra os ataques aos servidores públicos para além do processo de mobilização pelas redes sociais. No entanto, enfatizou que os atos devem respeitar todas as medidas de segurança e sanitárias necessárias para a sua realização em função da pandemia da Covid-19.
Nos Estados
O Fonasefe definiu para o dia 4 de junho, a realização de reuniões conjuntas com a participação das entidades que representam os servidores públicos, dos fóruns estaduais dos servidores e integrantes dos movimentos sociais e outras entidades sindicais. O objetivo é construir uma frente ampla – estadual e federal – de enfrentamento às políticas de precarização e sucateamento dos servidores públicos.