08 Jun

De 8 a 12 de junho: acompanhe as lives da semana​​

Publicada em: 08/06/2020

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

Esta semana será mais uma de transmissões com temas que interessam aos Auditores-Fiscais do Trabalho. Confira a programação, que sempre está sujeita a acréscimos e atualizações.

Nesta segunda-feira, dia 8 de junho, às 14h, ocorrerá a live “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. O encontro virtual faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, no Mato Grosso. A live reunirá a Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Dantas, de Natal (RN), a desembargadora do Trabalho Maria Zuila Dutra, da 8ª Região-Belém (PA), e o analista de políticas sociais do Ministério da Cidadania, Francisco Xavier. A live será transmitida às 14h pelo canal do YouTube SetascComunica. 

A mediação será realizada pelo Auditor-Fiscal do Trabalho, Valdiney Arruda, secretário executivo do Fepeti-MT e presidente da Delegacia Sindical do SINAIT em Mato Grosso, e pela assistente social Simone Garcia,  técnica estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. 

Na terça-feira, dia 9 de junho, às 18h, por meio do Canal AFT TV, ocorrerá o debate “Covid-19 em Frigoríficos Brasileiros: o abate da sensatez”. O evento promovido em parceria com o Instituto Trabalho Digno conta com a participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho Luiz Alfredo Scienza, presidente do Instituto Trabalho Digno – ITD, Felipe Wittich, representante do Canal AFT TV e Ana Mércia Fernandes, diretora de Relações Institucionais/ITD; da professora René Mendes, presidente da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – ABRASTT; e de Paulo Madeira, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul – FTIA/RS. Acesse aqui a live

Na quarta-feira, dia 10 de junho, às 11 horas, a Delegacia Sindical do SINAIT na Bahia promove a live sobre “Combate ao Trabalho Infantil em Tempo de Pandemia”. Para debater o tema foram convidados: Antônio Ferreira Neto – Auditor-Fiscal do Trabalho e coordenador Estadual do Combate ao Trabalho Infantil na SRT/BA, Maria Claudia Falcão – Coordenadora do programa de Princípios e Direitos Fundamentais da OIT e Ana Vírginia Rocha – Defensora Pública e presidente do FNPETI, cujo debate será mediado pelo Delegado Sindical do SINAIT na Bahia, Roberto Miguel Santos. Assista e participe! Link de acesso – bit.ly/sinaitba ou pelo Facebook Sinait DS/BA.

Também nesta quarta-feira, 10 de junho, uma live reúne, no Amazonas, Auditoria-Fiscal do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e terceiro setor para tratar do enfrentamento e medidas de combate ao trabalho infantil em tempos de Covid-19 e isolamento social. A transmissão começa às 17 horas, no canal do Youtube do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região -  TRT 11: YouTube/trt11r. O O Auditor-Fiscal do Trabalho Emerson Costa de Sá, que coordena o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador - Fepeti do Amazonas, é um dos participantes.

A Auditora-Fiscal do Trabalho e coordenadora da aprendizagem em Pernambuco, Simone Brasil, aborda, em live que será transmitida nesta quinta-feira, 11 de junho, o tema “Contratos de aprendizagem no cenário atual”. Com mediação de Jaqueline Oliveira, a live será transmitida pela @escoladomboscobongi.

Na sexta-feira, 12 de junho, a coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da SRT/PE, Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia Macêdo, participa de um webinar promovido pelo CIEE, que vai discutir soluções para o trabalho infantil no contexto da pandemia. A transmissão começa às 10 horas e, para participar, é preciso se inscrever até 10 de junho, no site: www.ciee-pe.org.br.

Ainda nesta sexta-feira, 12 de junho, às 17h, ocorrerá o Webinário “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. A live será dividida em três momentos. No primeiro, Racismo no Brasil – Aspectos Históricos e Mitos do Trabalho Infantil em que debaterão Djalma Ribeiro, mestra em filosofia política e escritora, e Isa Oliveira, secretária Executiva do FNPETI. Na segunda etapa, Trabalho Infantil no Contexto da Pandemia da Covid-19 com a participação de Kátia Arruda, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Laís Abramo, ex-diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil e ex-diretora da Cepal. No terceiro momento, o tema é Como Enfrentar os Desafios Pós-Pandemia com a participação da procuradora do Trabalho Ana Maria Villa Real, do Auditor-Fiscal do Trabalho Antônio Mendonça e da líder de Projetos LED-FRM Maria Corrêa e Castro. Os debates serão mediados pela jornalista Flávia Oliveira. A live será retransmitida pelo Canal do TST no YOUTUBE.COM/TST.         

No sábado, dia 13 de junho, às 16h, em debate “A degradação do trabalhador nas brumas da pandemia”, no canal do YouTube Web Rádio Imaculado Coração Tenório de Maria. A live conta com a participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho Carmem Cenira Melo e Dercides Pires sob a mediação da também Auditora-Fiscal Beatriz Cardoso. Carmem Cenira e Dercides Pires são autores de um artigo sobre o mesmo tema “A degradação do trabalhador nas brumas da pandemia” publicado no site do SINAIT. Acesse aqui o artigo, publicado no site do SINAIT.

Acesse os canais, inscreva-se, compartilhe, participe!