10 Jun

Fonasefe delibera novas ações políticas durante a pandemia

Publicada em: 10/06/2020

O diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, participou da reunião virtual, nesta terça-feira, dia 9 de junho, do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe, que o Sindicato Nacional integra. Na pauta, análise política sobre mudança de metodologia de divulgação dos dados da Covid-19, repressão da polícia durante manifestações no dia 7 de junho e adesão à Nota do SINAIT contra MP 927-2020.
 
Os sindicalistas estão preocupados com as ações do governo federal, principalmente, a mudança da metodologia para a divulgação dos dados sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil. Em função disso, deliberaram pela elaboração de uma Nota do Fonasefe contra a mudança da metodologia que passou a ser adotada pelo Ministério da Saúde.
 
Ainda debateram e pretendem divulgar mais uma Nota do Fonasefe sobre a importância da mobilização no domingo, dia 7 de junho, em todo o país, onde pretendem criticar também a repressão contra a manifestação em alguns estados.
 
Na ocasião, Marco Aurélio Gonsalves reiterou o convite para as entidades do Fórum subscreverem a Nota do SINAIT aos parlamentares contra o relatório do deputado Celso Madaner (MDB/SC) sobre a Medida Provisória nº 927/2020. Além de participar da campanha de envio da Nota do SINAIT para todos os parlamentares se posicionando contra o relatório da MP 927/2020.
 
Agenda
 
Na ocasião, o Fórum pediu a divulgação, pelas entidades, da live que vai ocorrer segunda-feira, dia 15 de junho, às 18h, com o tema “As mudanças na política de divulgação de dados da pandemia do Ministério da Saúde”.
 
Os representantes do Fórum debateram ainda propostas para realização de um seminário virtual para os dias 2 e 3 de julho. Até sexta-feira, dia 12 de junho, a comissão responsável, composta pelo Andes, Sinasefe, Condsef, e CSP-Conlutas, apresentará programação do seminário para análise e avaliação das entidades.