10 Jun

Bom Dia Ceará: chefe da fiscalização fala sobre direitos e deveres do empregado e empregador na pandemia

Publicada em: 10/06/2020

No programa Bom Dia Ceará, desta segunda-feira, dia 8 de junho, o repórter Arnaldo Araújo entrevistou o Auditor-Fiscal, Daniel Arêa, chefe da Fiscalização do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará – SRT/CE, sobre os direitos e deveres na volta ao trabalho na pandemia.

Durante o jornal, os espectadores levantaram várias questões, dentre elas, a preocupação em relação à redução do salário dos empregados. Daniel Arêa disse que para haver redução era necessário um acordo entre empregado e empregador. “Havendo redução de salário há redução de jornada. Os valores serão compensados pelo governo, mas, é necessário que haja um acordo”.

Nesta retomada de alguns setores econômicos, Daniel Arêa explicou, ainda, para os empregados caracterizado dentro do grupo de risco, a recomendação é de que a empresa, sempre que possível, coloque o empregado em trabalho remoto. “Aos empregados do grupo de risco que não for possível trabalhar remotamente, a empresa precisará tomar todas as medidas de prevenção previstas”.

Para tirar mais dúvidas, o trabalhador pode ligar para o Plantão Fiscal da SRT/CE: (85) 3878-3217.

Assista aqui a entrevista na íntegra.