24 Jun

Fonasefe propõe atividades pela valorização do serviço e do servidor público

Publicada em: 24/06/2020

Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
 
Representantes de entidades integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe debateram ações e atividades de mobilização do segmento, trabalho seguro em função da pandemia da Covid-19 e campanha de valorização do servidor público na mídia. A reunião virtual ocorreu nesta terça-feira, dia 23 de junho, e contou com a participação do diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves. 
 
Os sindicalistas reforçaram a necessidade de trabalho conjunto das entidades federais com as estaduais e municipais. A Condsef pediu o empenho das entidades integrantes do Fórum para participarem da mobilização nacional prevista para ocorrer no dia 2 de julho. Na pauta de mobilização estão a defesa dos Servidores Públicos, derrubada dos vetos presidenciais e defesa dos hospitais públicos federais e do Sistema Único do Saúde – SUS. 
 
O Fórum pediu que as entidades publiquem nota de solidariedade à mobilização nacional que será realizada pelos entregadores por aplicativos no dia 3 de julho. Além disso, que colaboremcom a organização do Seminário do Fonasefe marcado para os dias 16 e 17 de julho. A programação está em construção e, posteriormente, será divulgada.
 
Na próxima reunião, agendada para 30 de junho, serão debatidas ações pela revogação da Medida Provisória 922/2020, que trata da contratação temporária no serviço público. O SINAIT é contra a matéria e avalia que esta modalidade de contratação a prazo tem como principal objetivo a não realização de concursos públicos nas áreas definidas no texto da MP.​