25 Jun

Em reunião, MCCE analisa adiamento das eleições municipais com rede de entidades

Publicada em: 25/06/2020

Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
 
Os diretores do SINAIT Benvindo Soares e Hugo Moreira participaram nesta quarta-feira, dia 24 de junho, de reunião virtual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE. Foram analisadas as ações da entidade no Congresso Nacional e na Justiça Eleitoral em relação ao adiamento das eleições municipais em 2020.  
Os integrantes do Movimento defendem no Tribunal Superior Eleitoral – TSE a realização das eleições municipais ainda este ano. Neste empenho, os diretores do MCCE reuniram-se virtualmente com a secretaria da presidência do Tribunal. Após um período de articulação, o órgão atendeu à solicitação do MCCE e lançou, na quinta-feira, dia 18 de junho, o edital de consulta pública para medir os impactos da pandemia da Covid-19 nas eleições 2020.
 
A consulta pública receberá contribuições vindas da sociedade civil organizada que poderão ser efetivadas para a realização das eleições de forma segura no que diz respeito à saúde pública. É possível enviar sugestões quanto à veiculação de propaganda eleitoral; à organização e preparação dos locais de votação; à prestação e ao julgamento das contas de campanha dos eleitos; e à diplomação dos eleitos até o dia 30 de junho.
 
No Senado Federal, os diretores do MCCE conversaram com o senador Weverton (PDT/MA), relator da PEC 18/2020, no dia 20 de junho, e reafirmaram a importância da realização das eleições ainda em 2020.
 
Na ocasião, foi informado que o IV Seminário Nacional de Juízes, Promotores e Advogados Eleitorais – Senaje acontecerá no dia 22 de julho e que já tem a presença confirmada do ministro do STF Edson Fachin.
 
Além do SINAIT, participaram representantes das seguintes entidades: Centro Santo Dias de Direitos Humanos (CSDDH); Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip); Conselho Federal da OAB (CFOAB); Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral; Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil; Rede ODS Brasil / Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); Conselho Federal de Administração, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).​