29 Jun

Lives da semana têm assuntos variados de interesse dos Auditores-Fiscais do Trabalho e da sociedade. Confira e participe

Publicada em: 29/06/2020

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

Nesta semana de 29 de junho a 4 de julho, as lives até agora divulgadas, com participação de Auditores-Fiscais do Trabalho, versarão sobre MP 927/2020 – que flexibiliza direitos trabalhistas na pandemia, Operação Cinderela, Caminhos para uma retomada sustentável, Serviço Público em tempos de pandemia, entre outros temas.

Na segunda-feira, dia 29 de junho, às 18h, a live Debate sobre MP 927/2020 contará com a participação do presidente do SINAIT, Carlos Silva. O debate terá a mediação e contribuições dos senadores Paulo Paim (PT/RS); Weverton (PDT/MA); Iraja (PSD/TO); relator da MP 927, Paulo Rocha (PT/PA); Rogério Carvalho (PT/SE); Jean Paul (PT/RN), Zenaide Maia (Pros/RN) e Rose de Freitas (Podemos/ES). Além de representantes das Centrais Sindicais, Dieese, Abrat, MPT, ANPT, ADJ, ABJD, CFOAB, Anamatra, Jutra, ALAL e ALJT e Transforma MP. A transmissão ocorrerá pelos canais: facebook.com/paulopaim e facebook.com/cutbrasil.

Ainda nesta segunda-feira, 29 de junho, às 18h, a live A luta LGBT por respeito à igualdade: resgate da dignidade de mulheres trans na Operação Cinderela. O tema será debatido a partir do resgate de 17 trabalhadores mantidos sob condições análogas à escravidão – Operação Cinderela, em Ribeirão Preto (SP), em 2019. Participarão o Auditor-Fiscal do Trabalho Magno Riga, coordenador do Grupo Móvel na "Operação Cinderela" (Detrae/SIT); a Auditora-Fiscal do Trabalho Fabiana Gondo, Integrante da equipe do Grupo Móvel na Operação Cinderela; Alícia Krüger, farmacêutica Clínica e presidenta da Associação Brasileira Profissional pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexos; Valéria Rodrigues, coordenadora do Instituto Nice e Consultora em Direitos Humanos e Diversidade Sexual; e Henrique Rabello de Carvalho, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-RJ e professor da UFRJ. O evento será transmitido pelo canal AFT TV.

Também nesta segunda-feira, 29 de junho, às 15h, o Auditor-Fiscal do Trabalho Ramon Santos, que é coordenador de Fiscalização do Programa Jovem Aprendiz na Superintenência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro, participa de live do Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional do Rio de Janeiro - Feap/RJ para falar das Rescisões de Contratos de Aprendizagem durante a pandemia. A transmissão será pelo canal do Feap/RJ no YouTube.

Na terça-feira, dia 30 de junho, às 19h, ocorrerá a live Um Futuro Possível: trabalho decente e inclusão. O debate que terá a participação do presidente do SINAIT, Carlos Silva, visa refletir os caminhos para a igualdade de condições e tratamento. O evento será mediado por Elisa Lucínda e contará com a presença de autoridades e artistas como Martin Hahn, diretor da OIT Brasil; Antônio Lisboa da CUT; Sofia Vilela do MPT; Exaucee Cathhy Kalambay, imigrante da República do Congo; ator Antônio Pitanga; cantora Ellen Oléria; ator Fabrício Boliveira; chef de cozinha Paola Carosella, cantora Zélia Duncan, entre outros. O evento é organizado pela OIT e será transmitido pelo YouTube ILO TV.  

Tabmém no dia 30 de junho, às 19, ocorrerá a live Caminhos para uma retomada sustentável. O evento conta com a participação do Auditor-Fiscal do Trabalho Marcelo Nascimento, que entrevistará o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB). O debate será transmitido pelo canal Plantão Trabalhista no YouTube.

Na quarta-feira, dia 1 de julho, às 17h, a live versará sobre História da Fiscalização do Trabalho Infantil: da origem ao hoje. O debate será dividido em dois painéis. No primeiro, História do Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Brasil. No segundo, Casos Recentes de Combate ao Trabalho Infantil. Irão se dividir entre os painéis 18 autoridades da área, dentre eles, Auditores-Fiscais do Trabalho. Participarão Ana Maria Villa Real, Christiane Barros, Isa Oliveira, Margarida Munguba, Maria Cláudia Melo Falcão, Maria Teresa Calabrich, Marinalva Dantas, Maristela Saravi, Marli Pereira, Nanci Lourenço, Regina Rupp, Antônio Mendonça, Eugênio Marques, Joatan Reis, José Tadeu de Medeiros Lima, Paulo Neves, Roberto Padilha e Rubervan Du Nascimento. A transmissão ocorrerá por meio do Canal AFT TV

Ainda no dia 1 de julho, às 19h, ocorrerá a live Ergonomia em Home Office: trabalho em casa com saúde e segurança. Na ocasião, Marcelo Nascimento irá entrevistar o Auditor-Fiscal do Trabalho e Fisioterapeuta Douglas Mota da Silva. A entrevista será transmitida pelo canal Plantão Trabalhista

Na sexta-feira, dia 3 de julho, das 19h às 20h, a Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia Ferreira irá palestrar na Websérie “20 Questões para entender o tráfico de pessoas no Brasil”. O encontro faz parte de uma série de debates que ocorrerá no mês de julho. O tema faz parte do Episódio 3 – Trabalho Doméstico, que refletirá sobre “Quais os desafios para a configuração do trabalho análogo ao escravo em residência?” Também participa deste debate Diana Solis que é migrante boliviana e diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de São Paulo. As exposições serão mediadas por Christiane Sbalqueiro que é procuradora do Ministério Público do Trabalho e coordenadora do Grupo de Trabalho Migrações e Refúgio do MPT e vice-gerente do Projeto Liberdade no Ar/MPT. A transmissão ocorrerá no YouTube ASBRAD e no facebook da ASBRAD. Saiba mais e faça sua inscrição no www.asbrad.org.br/liberdadenoar     

No sábado, dia 4 de julho, às 15h, ocorrerá o Webinário O Serviço Público em tempos de pandemia com a participação do presidente do SINAIT, Carlos Silva. No evento também estarão o senador Humberto Costa (PT/PE), o deputado federal Túlio Gadelha (PDT/PE); Carlos Cardoso Filho, diretor da Fenafim e Manoel Gerson Sousa, presidente do Sintrajuf/PE. As exposições serão mediadas pela jornalista Grace Maciel. O Webinário é uma realização da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e será transmitido ao vivo pelo canal www.youtube.com/frenteservicopublico. Faça sua inscrição no Canal Oficial e acompanhe o debate.

Inscreva-se nos canais para receber as notificações dos próximos eventos. Compartilhe, participe!​