30 Jul

Fonasefe promove seminário para debater a defesa dos serviços públicos e o estado democrático de direito

Publicada em: 30/07/2020

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe realizará de 5 a 7 de agosto, por meio de videoconferência, o Seminário “Em defesa dos serviços públicos e do estado democrático brasileiro”. O evento é voltado para dirigentes sindicais das entidades nacionais, estaduais e municipais do setor público vinculado ao Fórum.

O objetivo central é a promoção do debate sobre os ataques do governo Bolsonaro ao Estado Democrático de Direito e suas consequências para a democracia e a vida da população brasileira. Além disso, a avaliação política da conjuntura atual, nivelando conhecimentos quanto ao cenário de destruição do Estado, projetado por meio das privatizações, reformas tributária, previdenciária, administrativa, trabalhista e sindical, e seus impactos para os serviços e servidores públicos bem como para as organizações sindicais.

Na programação para o primeiro dia, 5 de agosto, a partir das 14h, ocorrerá a abertura do seminário. Em pauta, “A situação do Brasil, os desafios para os sindicatos e para a classe trabalhadora”. Participarão representantes da CUT, CSP-Conlutas, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, entre outros.

Das 15h30 às 17h30, em questão “A política de desmonte do estado, as tarefas dos servidores públicos e dos sindicatos”. Participarão representantes de entidades como, por exemplo, Dieese, Auditoria da Dívida, Andes-SN, Fenasps, Sindifisco Nacional, Condsef.

No segundo dia, 6 de agosto, das 8h30 às 12h, irão reunir-se Grupos de Trabalho para debater: pauta de reivindicação, organização sindical e plano de lutas. Tendo como objetivo a construção de propostas e encaminhamentos de ações e estratégias de enfrentamento na defesa da democracia, dos serviços públicos, dos servidores e das organizações sindicais.

Das 15h às 17h, irão reunir-se os integrantes da Comissão de Sistematização do Seminário com o objetivo de organizar as propostas dos Grupos de Trabalho. A reunião da comissão será fechada e restrita aos integrantes.

No terceiro dia, 7 de agosto, das 8h30 às 12h, haverá reunião dos integrantes do Fonasefe para fechamento do relatório final a ser levado à plenária. O encontro será em reunião restrita.

Das 14h às 17h, Plenária Final, apresentação do Relatório Sistematizado pelas Entidades do Fonasefe e encaminhamentos.

 

Serviço:

Tema: Seminário “Em defesa dos serviços públicos e do estado democrático brasileiro”

Período: de 5 a 7 de agosto de 2020

Horário: das 8h30 às 17h

Inscrição/período: de 28 de julho até 3 de agosto

Inscrição/local: site https://www.fonasefe.com.br por meio de preenchimento de formulário

Valor: R$ 50,00 por participante.

Observação: após recebimento do formulário de inscrição, o Fonasefe enviará um boleto para o e-mail da entidade responsável pela inscrição para efetuar o pagamento.

Dúvidas: [email protected] ou whatsapp (61) 99965-0025 e (11) 95488-0190 com identificação.

 

Acesse aqui a programação na íntegra.  ​