21 Ago

Eleições 2020: Definidas empresas de auditoria e de desenvolvimento do sistema de votação

Publicada em: 21/08/2020

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

Estão definidas as empresas que irão fazer a auditoria do processo eleitoral do SINAIT para o Triênio 2020/2023 e o desenvolvimento do sistema de votação eletrônica – The Perfect Link para a auditoria e Studiorama para o sistema de votação. Todas as etapas das eleições ocorrerão de forma exclusivamente eletrônica, virtual e on-line, a fim de assegurar a segurança e saúde dos votantes, mantendo o distanciamento social recomendado para evitar a propagação da Covid-19.

Sediada em São Paulo (SP), a The Perfect Link atua no segmento de auditoria de processos eleitorais há mais de duas décadas. Tem em seu portfólio mais de 300 perícias e serviços prestados a grandes instituições, como a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp, a Fundação Petrobrás de Seguridade Social – Petros, a Associação dos Delegados da Polícia Federal – ADPF e o Conselho Federal de Economistas – Cofecon. Auditou ainda a lista tríplice para escolha do diretor-Geral da Polícia Federal.

Os serviços que presta incluem auditoria em Tecnologia da Informação e Processos de Qualidade, Perícia Forense em diversos segmentos, Arbitragem Técnica e Observação Internacional em eleições, auditoria de sites e eventos on-line, e processos de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Studiorama é uma empresa de criação, programação, desenvolvimento e manutenção evolutiva de projetos de alta disponibilidade on-line e off-line, mobilidade e sistemas colaborativos para comunicação interna, gestão de performance e base de conhecimento. Está sediada em São Paulo.

Fundada em 2001 em Porto Alegre, foi uma das primeiras agências digitais do País. Ao longo desse tempo, desenvolveu projetos para todos os segmentos corporativos em diferentes competências de atuação. Em seu portfólio, instituições como o próprio SINAIT, o Sindifisco Nacional, o Banco BMG, a Unimed, a Leroy Merlin, a Castrol e a rede de postos Ipiranga.

A Studiorama presta serviços ao SINAIT e, portanto, tem contrato com a entidade em vigor. Desenvolveu o sistema de votação eletrônica das eleições passadas e segue aperfeiçoando-o, agregando novas funcionalidades e dispositivos de segurança para o cadastro e a votação. Presta serviços a outras entidades sindicais com demandas semelhantes, tendo desenvolvido o sistema de votação eletrônica do Sindifisco Nacional.

Na área restrita do site do SINAIT – aba COMUNICAÇÃO – ELEIÇÕES – 2020 –, é possível conferir o portfólio e material de apresentação das empresas, assim como um conjunto de atestados e certidões.

Processo de escolha

Para a auditoria do processo eleitoral, o SINAIT solicitou propostas a outras três empresas, escolhidas em razão da posição que ocupam no segmento. Foram elas: Price Waterhouse Coopers – PWC, KPMG Consultoria Ltda e Deloitte Touche Tohmatsu. No entanto, em um processo de negociação e troca de informações sobre o sistema e a natureza do trabalho que durou mais de um mês, elas não se qualificaram – uma desistiu e duas não fizeram propostas concretas.

A The Perfect Link adiantou-se e apresentou o orçamento e a qualificação logo depois de ser informada sobre as eleições.

Dúvidas

Quaisquer dúvidas, questionamentos, apontamentos, sugestões ou comentários sobre a eleição, inclusive sobre as empresas contratadas no âmbito do processo eleitoral, devem ser dirigidas à Comissão Eleitoral Nacional – CEN, conforme estabelecido no art. 3º, parágrafos 4º e 5º do Regulamento das Eleições do SINAIT para o Triênio 2020/2023, que se encontra na área restrita do site, na aba COMUNICAÇÃO – ELEIÇÕES - 2020.

O e-mail disponibilizado para o recebimento dessas questões é eleicoes2020@sinait.org.br