28 Out

Está no ar sexto episódio do podcast do Sindicato, sobre justiça fiscal e reforma tributária

Publicada em: 28/10/2020

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari 

Está no ar o sexto episódio do podcast do SINAIT. Nesta edição, a diretora do Sindicato Ana Palmira Arruda Camargo e o Auditor-Fiscal do Trabalho Vanius Corte conversam o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, diretor do Instituto Justiça Fiscal e integrante do coletivo Auditores Fiscais pela Democracia Paulo Gil Holck Introini, sobre o tema tributário, incluindo justiça fiscal e reforma tributária. 

Paulo Gil resume o assunto da seguinte forma: “A questão central tributária é a de quem vai pagar a conta do financiamento do Estado”, ressaltando a importância de todos os segmentos da sociedade se envolverem nesse debate. “O fardo dos impostos tem sido empurrado para os mais pobres desde sempre. E as reformas que hoje tramitam no Congresso Nacional tratam apenas do interesse das grandes corporações e não respondem quem vai pagar a conta. Discutimos em outra direção, com outro recorte, com o objetivo de acertar as contas com o passado. Os super-ricos nunca pagaram a própria cota como deveriam”, destaca o diretor do Instituto. 

Ele detalhou o documento Tributar os Super-ricos para Reconstruir o País, que apresenta oito propostas de leis tributárias que isentam os mais pobres e as pequenas empresas, fortalecem estados e municípios, geram acréscimo na arrecadação estimado em R$292 bilhões e incidem sobre as altas rendas e o grande patrimônio, onerando apenas os 0,3% mais ricos. 

As propostas foram elaboradas por iniciativa de entidades nacionais e estaduais do Fisco — a Fenafisco, a Anfip e dez delegacias sindicais do Sindifisco Nacional — além de entidades como Instituto Justiça Fiscal e Auditores Fiscais pela Democracia. A coordenação técnica é do economista Eduardo Fagnani. 

Clique aqui para ouvir o podcast no Spotify. Também está disponível no site do Sinait, Apple Podcast, PocketCasts, RadioPublic, Overcast, Anchor e Google Podcasts.​