Com informações do TSE
Atento à saúde dos eleitores e dos trabalhadores que atuarão nas eleições municipais no dia 15 de novembro, o SINAIT lembra os cuidados que todos devem ter para se proteger da Covid-19 e votar com segurança.
Justamente por conta da pandemia do novo coronavírus, o período de votação foi ampliado em uma hora. A votação no dia 15 de novembro será das 7h às 17h, sendo que os idosos, ou seja, pessoas acima de 60 anos, terão horário preferencial das 7h às 10h.
O púbico em geral deverá comparecer às seções eleitorais no período de 10h às 17h. O mesário não poderá pegar seus documentos e os próprios eleitores deverão mostrá-los. Já a caneta para assinatura, não poderá ser compartilhada. Por este motivo, cada um terá que levar a sua caneta para assinar o documento. O eleitor também deve fazer a higienização das mãos antes de assinar.
Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE , todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Os mesários receberão máscaras, face shield – protetor facial e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos. Os materiais foram doados ao TSE por importantes empresas e entidades brasileiras, evitando custos adicionais ao poder público num momento em que o foco é combater a pandemia.
Os eleitores e trabalhadores do pleito devem seguir alguns procedimentos para garantir a segurança sanitária: distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância.
Portanto, os eleitores devem lembrar de levar no dia da eleição: caneta, máscara – uso obrigatório, Carteira de Identidade e o título de eleitor.
A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor – assim como os mesários e demais colaboradores – permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evitando contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.
Mudança no local de votação
Devido à pandemia, é possível que algumas seções eleitorais tenham sido remanejadas em atenção às medidas sanitárias. Por isso, é importante verificar seu local de votação antes do dia do pleito.
Para conferir o local exato de votação, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral – TRE de seu estado. A consulta pode ser feita pelo número do título de eleitor ou pelo nome. O aplicativo E-Título, que este ano passou a valer como documento oficial, também pode ser usado para tirar dúvidas.