22 Abr

Fonasefe promove “Faixaço Nacional” contra a reforma administrativa no dia 30 de abril

Publicada em: 22/04/2021

Outras atividades, como o Dia do Trabalhador e o Encontro Nacional dos Servidores Públicos, também foram tratadas em reunião do Fórum  

Em reunião virtual nesta terça-feira, 20 de abril, representantes de entidades que integram o Fonasefe ajustaram os detalhes para o “Faixaço Nacional” que será promovido contra a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa,  no dia 30 de abril.

A sugestão é para que o ‘faixaço’ ocorra nos palácios de governo estaduais, prefeituras e no Ministério da Economia, em Brasília. Os ajustes finais da mobilização serão tratados em uma reunião nesta sexta-feira, 23 de abril.  

Na quarta-feira, 21 de abril, foram realizadas carreatas em Brasília e em Belo Horizonte contra a PEC 32.

O momento pandêmico exige cuidado, mas os servidores precisam demonstrar a insatisfação contra a reforma. Participe! Diga não à Reforma Administrativa!

Protesto online

Para participar da mobilização de forma online, os servidores podem fazer seu próprio cartaz ou usar bandeiras e faixas penduradas na janela. Lembrem de tirar uma foto e compartilhar. É só divulgar nos seus grupos de WhatsApp ou postar nas redes sociais marcando no Instagram @fonasefe1 e @ReformaAdministrativaNão no Facebook.

Encaminhamentos contra a PEC 32

O Fonasefe está elaborando uma carta a ser entregue às duas frentes parlamentares em defesa dos serviços públicos, chamando para a unidade nas ações de enfrentamento à PEC 32. Também um manifesto das entidades dos servidores que integram o Fórum, com abertura para adesões.

O Fórum encaminhou um ofício ao deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), líder da minoria, solicitando uma reunião para tratar das ações contra a PEC 32. A intenção é agendar a reunião para sexta-feira, 23 de abril, pela manhã.

O impulsionamento da campanha do Fórum contra a PEC 32 nas redes sociais e nas bases eleitorais dos deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania - CCJC da Câmara dos Deputados, também foi recomendado.

Encontro Nacional

O Fonasefe vai solicitar que as centrais, principalmente as que integram o Fórum, debatam e decidam sobre a necessidade de organizar o Encontro Nacional dos Servidores Públicos ainda no 1° semestre de 2021.

Agenda de Maio

O Fonasefe também organiza as ações junto às centrais sindicais para celebrar o Dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

O Fonasefe também vai recomendar às entidades que integram o Fórum, que promovam, no mês de maio, um debate sobre a organização de um dia nacional de luta dos servidores contra a PEC 32 e pela vacina, entre outras reivindicações, A deliberação sobre a mobilização será na próxima reunião do Fórum.

Participaram da reunião o representante do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, além de representantes da Andes-SN, CSP-Conlutas, Fenasps, Condsef, Sinasefe, Assibge-sn, Fenajufe, Asfoc-sn, Fasubra, Sindireceita, Sinal, Proifes e Sindifisco-Nacional. Entidades convidadas: SINDMPU, Fenajud e Fenamp.