23 Abr

TV Record registra atuação da auditoria fiscal no combate ao trabalho infantil nos lixões do Ceará

Publicada em: 23/04/2021

O programa Repórter Record Investigação, TV Record, desta quinta-feira, dia 22 de abril, entrevistou o Auditor-Fiscal do Trabalho Daniel Ârea Leão Barreto, chefe da Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT/CE), que relatou a ação da fiscalização no combate ao trabalho infantil nos lixões no interior do estado

A reportagem faz parte de uma série “Documentário - Os Esquecidos dos Lixões”, que mostra a realidade desumana a que estão submetidos adultos e crianças, em vários lugares do país, que necessitam dos lixões para sobreviver.

Neste programa do dia 22 de abril, a reportagem percorre as cidades de Pacajus, Horizonte e Aracati. No local, registram o depoimento de meninos e meninas, que para ajudar suas famílias, têm como única alternativa trabalhar em meio ao lixão.

De acordo com os relatórios da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), que a reportagem teve acesso, em quase todos os lixões do estado existem trabalho infantil. Nos últimos três anos, as fiscalizações encontraram 18 crianças trabalhando.

De acordo com Daniel Ârea Leão Barreto, chefe da Fiscalização da SRT/CE, as crianças encontradas nos lixões têm poucas chances de crescer adequadamente e ter um desenvolvimento físico e intelectual adequado. “O ambiente não permite qualificação, essas crianças estão expostas a várias doenças porque vivem num local insalubre. Infelizmente, vimos o descaso”.

Confiram aqui a reportagem na íntegra.