12 Mai

SINAIT homenageia os profissionais de enfermagem pelo dia internacional da categoria

Publicada em: 12/05/2021

Dados do Conselho Federal de Enfermagem apontam que as mortes de mulheres e homens da enfermagem pela Covid-19, na linha de frente no Brasil, são alarmantes, uma das maiores no mundo 

O Dia Internacional da Enfermagem, comemorado nesta quarta-feira, 12 de maio, é marcado por homenagens, lutas, manifestações de solidariedade e apoio de entidades de classe de todo Brasil aos trabalhadores da enfermagem.

Dados do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen apontam que as mortes de mulheres e homens da enfermagem pela Covid-19, na linha de frente no Brasil, são alarmantes. A taxa dessas mortes é uma das maiores do mundo.

Os três meses iniciais de 2021 estão se mostrando mais letais para enfermeiros, com 231 óbitos até 30 de março, do que os primeiros 90 dias de pandemia no Brasil em 2020, que somou 201 vítimas.

A categoria está na linha de frente da pandemia desde fevereiro de 2020, e luta há muito tempo pela efetivação de direitos e garantias nos ambientes de trabalho para o melhor exercício da profissão.

“Fazendo análise de cenários da pandemia, avaliamos que somente a vacina não basta. Os dados das vítimas fatais em 2021 revelam que  se os trabalhadores não tiverem controle da jornada de trabalho, capacitações permanentes, acesso garantido ao Equipamento de Proteção Individual correto e em quantidade suficiente, se os gestores não seguirem as medidas sanitárias e as normas de proteção do meio ambiente do trabalho exigidas e se a população não mantiver o isolamento e o distanciamento os profissionais da enfermagem continuarão cada vez mais expostos aos riscos ocupacionais aumentados" afirma o presidente do SINAIT, Bob Machado.

​Hoje, os principais projetos de lei pela efetivação de direitos fundamentais para o exercício profissional seguro referem-se a piso salarial, jornada de trabalho segura e condições dignas de repouso.

O SINAIT apoia a luta pela valorização profissional dos trabalhadores da enfermagem. Pelo Piso Salarial Nacional para a Enfermagem, que é uma reivindicação histórica dos profissionais de Enfermagem, submetidos a sobrecarga de trabalho, subdimensionamento e baixo salário.

Com a pandemia da Covid-19 as condições de trabalho se agravaram. É hora de governo e sociedade reconhecerem, com a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, a luta diária da categoria e sua importância para a sociedade.

Veja aqui o vídeo da campanha do Conselho Federal de Enfermagem e dos Conselhos Regionais de Enfermagem que pedem mais proteção e a valorização dos profissionais da enfermagem .