14 Mai

É GOLPE pedido para que idosos façam ‘prova de vida’ do INSS por WhatsApp

Publicada em: 14/05/2021

O SINAIT reitera o alerta de que o pedido para que os idosos façam ‘prova de vida’ do INSS pelo WhatsApp é GOLPE!

O alerta é reiterado, após o Sindicato Nacional receber informações de que filiados foram contatados, e, que golpistas, em nome do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, pedem que aposentados e pensionistas façam a prova de vida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Segundo o alerta emitido pelo INSS, criminosos ligam ou enviam uma mensagem pelo WhatsApp pedindo que a vítima envie uma foto de algum documento com foto para finalizar o processo.

O INSS alerta que não entra em contato por telefone, SMS nem aplicativos de mensagens para solicitar a prova de vida. Para outras situações, como para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, o INSS pode entrar em contato com o segurado, mas diz que "em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas".

Em casos de tentativa de golpe, nunca passar nenhum tipo de informação. O procedimento recomendado é desligar imediatamente o telefone e/ou parar de responder o contato via mensagem de texto. Se possível, bloquear o número.

A necessidade de prova de vida está suspensa até dia 31 de maio de 2021. Desde março do ano passado, quando entrou em vigor, 5,3 milhões de beneficiários deixaram de comprovar que estavam vivos.