02 Jun

Reforma Administrativa - Frente Servir define estratégias de atuação na Comissão Especial

Publicada em: 02/06/2021

As entidades integrantes do Conselho Curador da Frente Servir Brasil, entre elas o SINAIT participaram de reunião com o deputado federal Israel Batista (PV/DF), coordenador da Frente Servir Brasil, nesta segunda-feira, 31 de maio, para discutir e definir estratégias de atuação na Comissão Especial da PEC 32/2020, da reforma administrativa.

O presidente do SINAIT, Bob Machado, sugeriu a elaboração de materiais de divulgação para pressionar os parlamentares do colegiado, que analisará o mérito da matéria e que deverá ser instalado na próxima semana.

O deputado Professor Israel  contou detalhes sobre a reunião com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), da qual participaram também os deputados Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Alice Portugal (PCdoB – BA). Segundo ele, além de postergar a data para o início da discussão, Lira se comprometeu em realizar, no mínimo, 38 sessões na Comissão Especial, para garantir o aprofundamento do debate, e também liberar os partidos políticos para assinatura de emendas. De acordo com o coordenador da Frente Servir, a medida facilitará a coleta das 171 assinaturas necessárias para apresentação de emendas.

Essas sessões terão início a partir da instalação da Comissão, na próxima semana, até a votação da PEC, possibilitando que a matéria possa ser debatida.

Bob também defendeu a intensificação das ações. Na mesma linha o presidente do Fonacate, Rudinei Marques disse que é preciso investir em campanhas. “Nestes dois meses, nós teremos que aumentar a temperatura, intensificar a atuação nas redes e mobilizar a base.

Nesse período, a Frente Servir Brasil e a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público pretendem entregar o abaixo assinado que solicita ao presidente da Câmara a suspensão da tramitação do projeto. Já foram coletadas 89 mil assinaturas.  O documento será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, na próxima semana. A meta é alcançar 100 mil assinaturas. Assine agora aqui !

As entidades se concentram agora em redefinir estratégias e em acelerar a mobilização nas bases como forma de impactar os parlamentares em seus estados. Prova da importância deste trabalho, conforme lembrou Israel Batista, foram os votos revertidos na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, em que o governo não atingiu a quantidade de votos que havia previamente contabilizado. Israel Batista reforçou ainda que, com a instalação da Comissão Especial, a Reforma Administrativa terá mais repercussão no debate público. “Precisamos atuar fortemente nas redes sociais para esclarecer a sociedade”.

Campanha na TV 

Ainda nesta segunda, 31, o Fórum Nacional das Carreiras de Estado - Fonacate lançou uma nova campanha de mídia em defesa do serviço público. No vídeo, que está em veiculação na Globo News, a entidade destaca que a reforma administrativa põe em risco serviços essenciais à população. Assista aqui.