30 Ago

Complexo Penitenciário de Canoas inicia segunda turma do Programa Jovem Aprendiz

Publicada em: 30/08/2021

Com informações do Senac, Fecomércio e Sesc do Rio Grande do Sul 

O Complexo Penitenciário de Canoas (RS) iniciou na quarta-feira, 25 de agosto,   a segunda turma do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Senac-RS. Quinze apenados, de 18 a 23 anos, participam do curso de aprendizagem profissional de qualificação em serviços de supermercados, com carteira assinada.

O curso teórico-prático tem duração de um ano, com 960 horas, e visa ensinar noções de empacotador e de repositor de mercadorias. Os apenados participantes do Programa também frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), a fim de constituir a continuidade da educação formal.

Ao final do curso, os alunos receberão certificado do Senac, possibilitando abertura de portas no mercado de trabalho.

Qualificação e oportunidade de mudança

O superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Sul, Getúlio Figueiredo, enfatizou que um dos destaques positivos desse formato de ação de tratamento penal é o ambiente otimizado, similar ao encontrado em universidades e escolas formais. O espaço onde são ministradas as aulas foi estruturado fora de galeria regular, sem grades, em pavilhão externo voltado exclusivamente para a aprendizagem. Por meio de telemonitoramento por câmeras de vídeo e de segurança humanizada e treinada, os apenados podem experienciar uma possibilidade efetiva de formação técnica e de desidentificação com a cultura prisional.

A Auditora-Fiscal do Ministério do Trabalho e Previdência, Denise Brambilla, também participou da cerimônia da aula inaugural.