17 Mai

Chacina de Unaí - SINAIT promove Ato Público em frente à sede da Justiça Federal em BH

Publicada em: 17/05/2022

Para chamar a atenção da sociedade o SINAIT prepara um Ato Público às 8 horas do dia 24 de maio, dia em que está marcado o novo julgamento de Antério Mânica, em frente à sede da Justiça Federal em Belo Horizonte. Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, familiares das vítimas, sindicalistas, autoridades e cidadãos participarão do Ato Público pela segunda condenação do réu.

Antério Mânica, que já foi condenado a 100 anos de prisão pelo Tribunal do Júri, será julgado novamente, após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região - TRF1 anular a sentença, em novembro de 2018. Seu irmão, em carta de próprio punho, assumiu ser o mandante do crime, em uma clara manobra para livrar o irmão. 

No crime foram barbaramente assassinados os Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira. Eles se dirigiam à zona rural do município de Unaí para fiscalizações de rotina em fazendas da região.

O SINAIT espera que o réu seja condenado novamente e com pena semelhante a que recebeu, em 2015, do tribunal do júri. Além disso, que efetivamente todos os condenados cumpram as penas na prisão, numa demonstração de que realmente foi feita justiça. “Não há mais espaço para recursos procrastinatórios após 18 anos em que o caso se arrasta e a impunidade prevalece. Todos precisam cumprir as penas estabelecidas numa demonstração exemplar de punição dos culpados”, disse Rosa Jorge, diretora do SINAIT, que acompanha de perto o caso ao longo dos anos.