17 Mai

SINAIT prestigiou posse do presidente da CDHM

Publicada em: 17/05/2022

A solenidade reuniu lideranças e movimentos sociais, organizações sindicais e partidárias e personalidades da luta pelos direitos humanos

Por Cristina Fausta

O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT) se fez presente no ato de posse do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP) como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. A solenidade aconteceu na noite de segunda-feira (16/5), na faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. O sindicato foi representado pelo Auditor-Fiscal do Trabalho, Renato Bignami que, ao cumprimentar o parlamentar, entregou a ele o livro “Trabalho escravo na indústria da moda no Brasil”, publicação da qual é um dos organizadores. 

A obra apresenta a história da atuação da fiscalização do trabalho no enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo na indústria da moda, um dos maiores setores econômicos do país.  A publicação foi concebida a partir de pesquisa histórica realizada nos arquivos do Programa Estadual de Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo.

“O SINAIT se fez presente para oferecer apoio aos trabalhos da Comissão de Direitos Humanos quando precisar de algum dado ou informação referente à atuação dos Auditores e Auditoras-Fiscais do Trabalho, principalmente, nos temas relacionados aos direitos fundamentais no trabalho. A entrega do livro, recém lançado pelo sindicato, foi uma primeira contribuição ao presidente”, comentou Bignami.