26 Mai

Chacina de Unaí - No terceiro dia de julgamento, Auditores-Fiscais formam cruzes em frente à Justiça Federal em BH

Publicada em: 26/05/2022

Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi

No terceiro dia do julgamento, nesta quinta-feira, 26 de maio, dirigentes do SINAIT e Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, realizaram ato de paz, em frente ao prédio da Justiça do Trabalho, em Belo Horizonte (MG). Hoje, o Auditor-Fiscal do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, completaria 61 anos. 

Durante o ato, Auditores-Fiscais deitaram na calçada em frente ao prédio da Justiça Federal formando cruzes humanas – em imagem simbólica. Todos os presentes rezaram para homenagear os mortos, em especial Eratóstenes Gonsalves, pelo seu aniversário, e também fizeram o chamado dos nomes dos três Auditores e do motorista, mortos na Chacina. A ação simbólica marcou o início do terceiro dia do novo julgamento do acusado de ser mandante do crime, Antério Mânica, condenado em 2015, com pena anulada em 2018, após carta de confissão apresentada pelo irmão Norberto Mânica assumindo a culpa das mortes.

Neste processo que dura mais de 18 anos, de acordo com o presidente do SINAIT, Bob Machado, os dirigentes do Sindicato Nacional nunca se furtaram de buscar justiça. “O ato de hoje é para marcar a luta pela condenação de Antério Mânica e também homenagear o colega Eratóstenes Gonsalves que estaria completando 61 anos”.

Para Carlos Silva, vice-presidente do SINAIT, o ato também visa humanizar e marcar a tragédia das quatro vidas perdidas na Chacina de Unaí. “É preciso envolver a sociedade e mostrar que todas as vidas importam”. 

A diretora do SINAIT Vera Jatobá disse que o ato é uma forma de chamar a atenção dos transeuntes e dos cidadãos de Belo Horizonte. “A imagem da ação simbólica é para chegar ao coração de todos. Quem fiscalizou em busca de justiça para aqueles que estavam escravizados perderam a própria vida numa emboscada. São 18 anos de espera, é muito tempo, precisamos de justiça e paz na alma para as famílias e para os colegas que aguardam ao longo de tantos anos”.

Saiba mais do caso na Landing Page do SINAIT.​