06 Jun

Revista Atente traz entrevista especial com Auditora-Fiscal do Trabalho Cláudia Márcia Ribeiro

Publicada em: 06/06/2022

Por Solange Nunes

Edição: Dâmares Vaz

A edição nº 31 da Revista Atente, de Teresina (PI), traz como matéria de capa entrevista especial com a Auditora-Fiscal do Trabalho Cláudia Márcia Ribeiro, sobre o tema do combate ao trabalho escravo. A publicação prestigia ainda a participação do dirigente do SINAIT Renato Bignami em Comissão Geral na Câmara dos Deputados, que tratou de temas relacionados ao mundo do trabalho.     

Na entrevista especial, a Auditora-Fiscal do Trabalho Cláudia Márcia fala dos desafios da profissão, como o número insuficiente de Auditores-Fiscais do Trabalho na ativa, que são apenas 2.015, e das lutas empreendidas contra o trabalho escravo. “Entretanto, mesmo com tantos obstáculos, a Inspeção do Trabalho continua apresentando números de excelência, como os divulgados em janeiro deste ano, nas áreas de recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de combate ao trabalho análogo ao de escravo.”

Na matéria da participação de Renato Bignami na Comissão Geral da Câmara, o dirigente discorreu sobre “o diagnóstico, as desigualdades e as perspectivas do mundo do trabalho no Brasil, em razão da data de 1º de Maio, Dia do Trabalho”. Além de refletir sobre os percalços trazidos pela Reforma Trabalhista de 2017, especialmente no que se refere à diversidade de contratos precários que foram introduzidos no ordenamento jurídico e aos impactos dessas novas contratações no mercado de trabalho.

Saiba mais e acesse o conteúdo das entrevistas da Revista Atente aqui.