24 Jun

RR: Inspeção do Trabalho realiza atividade especial setorial na indústria da construção civil, voltada a SST

Publicada em: 24/06/2022

Por Dâmares Vaz, com informações da SRT/RR.

Edição: Andrea Bochi

A Seção de Inspeção do Trabalho em Roraima (SEINT/RR), da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/RR), realizou em junho atividade especial setorial (AES) na indústria da construção civil no estado. Mais de cem empresas que atuam no ramo da indústria da construção civil em Roraima receberam notificação com orientações atualizadas sobre os itens de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), de observância obrigatória pelos empregadores, visando diminuir a possibilidade de ocorrência de acidentes nos canteiros de obra de todo o estado.

Em complementação às notificações enviadas aos empregadores, foram realizadas no dia 21 de junho palestras para orientar empresas e entidades que atuam no setor da construção civil sobre as novidades trazidas pelas Normas Regulamentadoras (NRs) 1 e 18 e sobre prevenção e dignidade do trabalhador do setor. Os paineis tiveram apoio do SINAIT e parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi/RR) e da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier).

Um dos palestrantes foi o Auditor-Fiscal do Trabalho Rubens Patruni, um dos responsáveis pela atualização da NR 18, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, e da NR 1, que trata do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Patruni destacou que a iniciativa da realização da AES no estado foi fundamental para que toda a sociedade (empregadores, trabalhadores e profissionais que atuam em segurança e saúde no trabalho) tivesse conhecimento das recentes alterações nas Normas Regulamentadoras. “As normas de segurança têm por objetivo evitar acidentes e adoecimentos ocupacionais e as recentes alterações, além de alinhar as normas brasileiras às boas práticas internacionais, visam melhorar as ações de segurança e saúde nas empresas. Queremos que os trabalhadores saiam para trabalhar e retornem para casa em segurança e com saúde”, afirmou.

De acordo com a chefe do setor de SST da SRT, Auditora-Fiscal do Trabalho Greice Anne Souza, a AES no ramo da construção civil no estado é de grande importância para incrementar a prevenção de acidentes, pois leva a cultura da prevenção aos atores que trabalham nessa atividade.

Chefe da Seint/RR, o Auditor Gerson Muniz Rabelo pontuou que as AES se mostram bastante eficientes para ampliar o alcance do entendimento acerca da importância da cultura da prevenção nos ambientes de trabalho, notadamente os que têm os maiores índices de ocorrência de acidente, como é o caso da indústria da construção civil. “É uma estratégia de atuação da Inspeção do Trabalho que veio atender um anseio tanto dos empregadores como dos trabalhadores em relação à necessidade de orientação sobre as normas de SST, sem, no entanto, deixar de lado a função fiscalizatória da Auditoria”, observa.

Rabelo acrescenta que a estratégia das AES continuará sendo executada pela SRT/RR, abrangendo os ramos de atividade que apresentam elevada ocorrência de acidentes, visando orientar cada vez mais os envolvidos quanto ao cumprimento das normas de SST.

Das palestras participaram empresas que atuam no setor, sindicatos dos empregados, sindicato dos empregadores, representantes das instituições parceiras, estudantes de engenharia e arquitetura, Crea/RR, Cau/RR, engenheiros civis, arquitetos, engenheiros de segurança, técnicos em edificações, técnicos de segurança do trabalho, empresas de SST, Cerest estadual e municipal, todos com atuação no estado de Roraima.