08 Jul

Mosap trata de demandas de aposentados e pensionistas

Publicada em: 08/07/2022

Em reunião on-line nesta quinta-feira, 7 de julho, dirigentes do Movimento orientaram aposentados e pensionistas sobre o voto consciente, a votarem em quem vai defender a categoria e não em legendas   

Por Lourdes Marinho

Em reunião on-line nesta quinta-feira, 7 de julho, integrantes de entidades ligadas ao Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas – Instituto Mosap trataram de várias demandas da categoria. O SINAIT foi representado pelos diretores Marco Aurélio Gonsalves e Benvindo Coutinho.

O presidente do Movimento, Edison Haubert, informou que o Instituto concluiu o envio do Manifesto Nacional em Defesa dos Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas a todos os presidenciáveis. O documento também foi enviado aos presidentes e lideranças da Câmara e do Senado, presidentes de partidos, demais deputados e senadores e para todas as entidades ligadas ao Mosap.

“O documento está produzindo o efeito que a gente quer, levando as nossas reivindicações e mostrando que nós aposentados e pensionistas estamos atentos”, disse Haubert.

O Manifesto registra as perdas salariais dos aposentados e pensionistas, reivindica a extinção da contribuição previdenciária obrigatória e o retorno da paridade para aposentados e pensionistas. O SINAIT assina o documento.

O Mosap representa cerca de cinco milhões de aposentados e pensionistas servidores e servidoras federais, estaduais e municipais na luta pelo direito constitucional da paridade de remuneração entre ativos e aposentados.

Neste ano eleitoral, os dirigentes do Movimento cobram dos candidatos o comprometimento com a preservação do poder aquisitivo dos servidores aposentados e pensionistas, com a recomposição de seus vencimentos.

O manifesto também defende a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 555/2006, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (contribuição de inativos).

Eleições 2022

Os integrantes do Mosap orientam aposentados e pensionistas a compareceremàs urnas e expressar seu descontentamento, por meio do voto consciente.A votarem em quem vai defender a categoria e não em legendas.   

PEC dos Quinquênios

O presidente do Mosap  informou que já encaminhou carta a todos os senadores, informando o apoio integral do Mosap à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 63/2013, que trata dos quinquênios. E que também pediu aos parlamentares apoio para aprovação de todas as emendas que buscam tratamento isonômico a todas as carreiras que estão na PEC.

Encontro Nacional

Os encaminhamentos para a realização do Encontro Nacional do Mosap, que ocorrerá no dia 17 de agosto, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, também foram tratados na reunião.

Prova de vida

Durante a reunião, o diretor do SINAIT, Benvindo Soares Coutinho, alertou os colegas sobre a prova de vida para o recebimento dos vencimentos por aposentados e pensionistas.

Disse que o ideal é ir até a agência bancária em que o aposentado ou pensionista é correntista e fazer o reconhecimento, porque o aplicativo SouGov está dando erros. Ele mesmo foi prejudicado, tendo ficado sem receber seu pagamento no mês passado, por conta de erro cometido pelo aplicativo.

Para realizar a Prova de Vida de forma presencial, o servidor pode comparecer a uma agência do Banco onde recebe o pagamento, portando documento de identificação com foto e CPF.