08 Jul

Fonasefe atua para incluir na LOA recursos para o reajuste dos Servidores Públicos Federais em 2023

Publicada em: 08/07/2022

SINAIT participou de reunião nesta sexta-feira, 8 de julho, que discutiu a agenda de luta para o segundo semestre de 2022

Por Lourdes Marinho

A agenda de luta do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe para o segundo semestre de 2022 foi debatida em reunião on-line nesta sexta-feira, 8 de julho. A luta agora será para incluir na Lei Orçamentária Anual - LOA recursos para o reajuste dos Servidores Públicos Federais em 2023. O encontro contou com a participação do diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves.

O Fórum irá atuar pela aprovação do Projeto de Lei da LOA 2023.  O prazo para que os órgãos possam submeter seus orçamentos à LOA é 12 de agosto, e para que o governo apresente a LOA ao Congresso Nacional é até 31 de agosto. E para que o Congresso Nacional aprove o Orçamento para 2023 é até o recesso parlamentar do fim deste ano.

Neste sentido, o Fonasefe atuará pela recomposição salarial de 30,66% a 32%, com base nas perdas salariais durante os 4 anos do atual governo, e pela reestruturação das carreiras. Além de fazer um levantamento das perdas salariais por categoria.

Campanha 

O Fonasefe lançará uma campanha com a hashtag #LOAcomREAJUSTE2023paraSPF, pelo reajuste dos servidores em 2023.

Também fará vídeos com parlamentares, declarando apoio à pauta dos servidores.

O Fonasefe ainda informou que vai intensificar a organização do selo "parlamentar amigo dos serviços públicos" e levar a proposta para as Centrais.

Live

Na quarta-feira, 13 de julho, o Fórum fará uma live sobre Orçamento, com o consultor legislativo e assessor de entidades sindicais de servidores públicos, Vladimir Nepomuceno, e o coordenador de núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida - ACD, Paulo Lindesay. 

A próxima reunião do Fonasefe está marcada para sexta-feira, 15 de julho, às 8h30.

 

Agenda de Luta

Julho

Dia 13, às 19h - Live sobre Orçamento com Vladimir Nepomuceno e Paulo Lindesay.

Dia 13, às 18h - Fórum Nacional das Centrais Sindicas em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora evento preparatório para a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022

Dia 15, Conferência Livre de Saúde, envolvendo trabalhadores, estudantes e usuários da Fiocruz.

Agosto

Dias 6, 7 e 8 em Brasília - Seminário presencial com transmissão ao vivo sobre orçamento, com Antônio Queiroz – Conselheiro do Diap e Maria Lúcia Fatoreli - ACD

De 8 a 12 de agosto - Semana de Luta em Brasília – Pressão sobre parlamentares para aprovação do orçamento incluindo reajuste para os Servidores Públicos Federais em 2023.

Além do SINAIT, participaram também da reunião representantes da Fenasps, Condsef, Sinasefe, Andes-SN, Fanejufe, Fasubra, Sindireceita, CTB, Assibge, Asfoc e Proifes.