11 Jul

MP 1.116 – SINAIT, Auditores do Trabalho e entidades parceiras definem ações em defesa da aprendizagem

Publicada em: 11/07/2022

Por Dâmares Vaz

Edição: Solange Nunes

O presidente do SINAIT, Bob Machado, reuniu-se nesta sexta-feira, 8 de julho, com Auditores-Fiscais do Trabalho ligados à aprendizagem e com representantes de entidades parceiras na defesa da política pública, a fim de definir estratégias para sensibilizar os parlamentares a rejeitarem os trechos da Medida Provisória (MP) 1.116/2022 que versam sobre a aprendizagem.

Na reunião, que ocorreu de forma online, as entidades decidiram adicionar novas ações aos esforços que vêm sendo empreendidos em defesa da aprendizagem, a exemplo de uma campanha nas redes sociais, que deve começar nos próximos dias. “É importante que continuemos a agir conjuntamente, como temos feito até agora, com o trabalho parlamentar, o debate técnico da matéria, a mobilização de aprendizes, para enfrentar os danos que a MP 1.116 causa nesta importante política pública”, afirmou o presidente do SINAIT.

Os Auditores-Fiscais presentes na reunião foram Ramon de Faria Santos, Antônio Mendonça, Erika Medina, José Tadeu Lima e Tais Lisboa. Pelas entidades, participaram a procuradora do Trabalho e coordenadora Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do Ministério Público do Trabalho, Ana Maria Villa Real; o presidente da entidade formadora Instituto João Bittar, Netto Bittar, e o assessor Arthur; a secretária-Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti), Katerina Volcov, e o representante do Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti) Felipe Caetano.

 

Leia também:

RS: MP 1.116 privilegia empresas em detrimento de aprendizes, afirma SINAIT na Câmara Municipal de Caxias do Sul

Presidente do SINAIT critica dispositivos da MP 1.116-2022 que põem em risco o instituto da aprendizagem

Em trabalho parlamentar, SINAIT e demais entidades atuam em defesa da política nacional de aprendizagem

PL 6.461: SINAIT e Auditoria-Fiscal do Trabalho defendem aprendizagem, em reunião da Comissão Especial

RS: SINAIT aponta danos da MP 1.116 à política nacional de aprendizagem, em audiência na Assembleia Legislativa