14 Jul

Fonacate entrega Carta de Princípios à coordenação de campanha de presidenciável

Publicada em: 14/07/2022

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), que o SINAIT integra, divulga, em todo ano eleitoral, uma Carta de Princípios, que é apresentada aos principais candidatos à Presidência da República. O objetivo é que eles se comprometam, caso eleitos, com o diálogo e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, em especial no que tange a valorização dos servidores e a qualificação dos serviços públicos.

Nesta quarta-feira, 13 de julho, o grupo conversou com a coordenação de campanha do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), representada pelo ex-deputado federal Aloizio Mercadante, em reunião em Brasília. O presidente do SINAIT, Bob Machado, e os diretores José António Pastoriza Fontoura e Lucas Reis participaram do evento.

Na Carta de Princípios – veja aqui, o Fonacate solicita o compromisso do candidato com a vedação à terceirização na ocupação de cargos públicos com atribuições definidas em lei; a estabilidade no serviço público como instrumento de proteção dos servidores e do Estado e de garantia da independência das instituições, a impessoalidade e a primazia do interesse público, e a adoção de políticas de inovação no serviço público que contribuam para o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental.