10 Jan

História do centenário da Previdência Social brasileira é contada em livro oficial

Publicada em: 10/01/2023

A Previdência Social brasileira chega, em 2023, ao centenário. Como parte das celebrações em torno desse patrimônio dos cidadãos, tem sua história contada em livro oficial – acesse aqui a publicação e faça o download.

Em 24 de janeiro de 1923, era editado o marco da legislação previdenciária no Brasil, a Lei Eloy Chaves, nomeada em homenagem ao seu autor, um político e empresário do ramo elétrico. A norma tratou do direito dos ferroviários a pensão, aposentadoria, assistência médica e auxílio farmacêutico e constituía-se num conjunto de benefícios mais abrangente do que outras iniciativas existentes, de natureza previdenciária.

Nesses cem anos, a Previdência Social consolidou-se como um dos modelos de proteção mais completos do mundo e conquistou avanços e inovações. Atualmente, paga mais de 37 milhões de benefícios.

Além do lançamento do livro, estão previstas diversas atividades em todo o País para celebrar o centenário, como uma solenidade em homenagem ao centenário da Previdência e a apresentação de medalha e selo comemorativos.