19 Jan

Informes e esclarecimentos na pauta da reunião da DEN desta quarta-feira (18)

Publicada em: 19/01/2023

Por Andrea Bochi

Reajuste para os servidores, Bônus e programação para a Semana de Combate ao Trabalho Escravo foram alguns dos temas em pauta na reunião da Diretoria Executiva do SINAIT, nesta quarta-feira, 18 de janeiro. No encontro, virtual, o presidente do Sindicato, Bob Machado, atualizou os diretores em relação às articulações em torno dos principais pleitos da categoria.

Bob informou sobre os contatos já feitos com membros do governo, inclusive com autoridades do Ministério do Trabalho, para pedir apoio para a regulamentação do Bônus e realização de concurso público. Acrescentou que o SINAIT já solicitou e reiterou o agendamento de reunião com o ministro Luiz Marinho e aguarda resposta ao pleito.

O presidente informou que ele e a diretora Rosa Jorge estiveram na posse do secretário Sérgio Mendonça (Confira aqui), que foi o responsável pelo último acordo, que criou o Bônus de Eficiência. “Na ocasião, disse ao secretário que, além do reajuste há a necessidade da conclusão do acordo com a regulamentação do bônus".

Em relação à parcela do Bônus, o presidente reforçou a informação de que tanto a minuta do Trabalho quanto a da Receita permanecem no mesmo estágio e sem avanços, diferentemente do que foi alardeado no último mês de dezembro.

Segundo o presidente, na reunião em que participaram as entidades integrantes do Fonacate com o representante da equipe de transição, Aloízio Mercadante (Veja aqui) os dirigentes sindicais cobraram reposição emergencial na mesma linha de percentual que foi concedido ao judiciário e legislativo.

“Para que a negociação avance e o diálogo siga os parâmetros que queremos, precisamos pressionar. No próximo dia 31 de janeiro, vamos participar de manifestações promovidas pelo Fonacate para que se dê início, com a máxima urgência, ao diálogo e a Mesa Nacional de Negociação realmente seja instalada”, alertou o presidente.

O vice-presidente, Carlos Silva, falou sobre a programação para a Semana de Combate ao Trabalho Escravo, que já está sendo finalizada e que terá um grande ato virtual como ponto alto, além de atividades nos estados. Para isso, já foram encaminhadas peças da campanha, modelo de release para a imprensa e outros materiais.

Por fim, o presidente do Sindicato pediu o apoio aos demais dirigentes para que se empenhem na realização da programação da semana.

Na manhã desta sexta-feira, 20, o presidente reúne-se com o Conselho de Delegados Sindicais.