24 Jan

SINAIT agradece aos aposentados os anos de lutas em prol da carreira e do Brasil

Publicada em: 24/01/2023

Neste 24 de janeiro de 2023, Dia Nacional dos Aposentados, o SINAIT celebra e agradece os Auditores e Auditoras-Fiscais do Trabalho aposentadas (os) pela dedicação e os anos de lutas em prol da carreira e do Brasil.

As conquistas e as lutas do SINAIT registradas hoje, marcam uma longa trajetória de ações, gestões e atividades. O aposentado de hoje, foi um servidor que dedicou a vida funcional pela carreira, criada há 132 anos. Ao longo dessa história muitos contribuíram para a construção das antigas associações, a exemplo da Federação as Associações dos Agentes da Inspeção do Trabalho no Brasil (Fasibra), fundada em maio de 1980, que depois se transformaria no SINAIT, fundado no dia 7 de outubro de 1988, dois dias depois da promulgação da Constituição Federal.

Nessa trajetória, os Auditores e Auditoras-Fiscais do Trabalho contribuíram para a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, em 1995, cujo modelo de combate ao trabalho escravo desenvolvido pela carreira é reconhecido internacionalmente por organismos como a Organização Internacional do Trabalho – OIT, entre outras entidades e organizações de outros países. Esses profissionais lutaram pela atribuição de fiscalizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do reconhecimento da carreira como Típica de Estado, Indenização de Fronteira, entre outras conquistas.

São gestões desenvolvidas por ativos e aposentados em mais de 34 anos de história do Sindicato Nacional. Não é possível comemorar as conquistas do presente, sem resgatar as memórias dos colegas que lutaram e ainda lutam pelo futuro dos Auditores e Auditoras-Fiscais do Trabalho.

Os que estão em atividade chegarão à aposentadoria e por isso precisam, desde já, lutar para garantir as melhores condições no futuro. Os aposentados cumpriram sua missão e têm o direito de manter uma vida digna e segura. Portanto, a luta continua sendo de todos e por todos, sem distinção.

Por tudo o que foi feito, o SINAIT reconhece e homenageia os colegas aposentados que realizaram e continuam trabalhando pela carreira e pelo Sindicato Nacional. Uma história de trabalho, uma vida para se orgulhar.

Parabéns aos Auditores e Auditoras-Fiscais do Trabalho pelo dia 24 de janeiro, Dia do Aposentado (a)! Data que também marca os 100 anos da Previdência Social do Brasil. É uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

  

Diretoria Executiva Nacional – DEN