13 Nov

Confira matéria do Jornal Nacional sobre o FGTS Digital, com menção ao trabalho da fiscalização e entrevista de Auditor

Publicada em: 13/11/2023

A edição do dia 11 de novembro do Jornal Nacional (TV Globo) veiculou a matéria “FGTS Digital: governo desenvolve nova plataforma para recolhimento do Fundo de Garantia”, com menção ao trabalho da Fiscalização do Trabalho e entrevista do coordenador de gestão e fiscalização do FGTS do Ministério do Trabalho, o Auditor-Fiscal do Trabalho Virgílio Saraiva Valente. 

Ao veículo, o Auditor falou da expectativa do governo de que a nova ferramenta ajude a combater a sonegação do FGTS. A plataforma é interligada aos dados do E-social, sistema que reúne todas as informações do contrato, para garantir os direitos do trabalhador. 

“Nós vamos ganhar em termos de eficiência. Com a ferramenta, o Ministério do Trabalho, que é o órgão responsável por fazer cumprir essa obrigação de recolhimento, vai ter todos os instrumentos necessários para fazer uma fiscalização mais eficiente e para resguardar o direito do trabalhador”, afirmou o coordenador de gestão e fiscalização do FGTS. 

Até setembro de 2023, os Auditores do Ministério do Trabalho emitiram 52.570 autos de infração por falta de recolhimento do fundo de garantia.

Assista aqui à entrevista.