08 Mar

RS: 50 empresas rurais apresentam documentos na Gerência de Caxias do Sul

Publicada em: 08/03/2018

Fiscalizações foram realizadas em fevereiro. Auditores-Fiscais do Trabalho esperam concluir a análise dos documentos até o final de março

Por Nilza Murari, com informações da SRT/RS

De 6 e 8 de março, na Gerência Regional do Trabalho de Caxias do Sul (RS), Auditores-Fiscais do Trabalho estão recebendo representantes de empresas e proprietários rurais que foram fiscalizados em Vacaria e municípios dos Campos de Cima da Serra, entre os dias 19 e 21 de fevereiro. No total, foram 50 empresas fiscalizadas e na grande maioria havia irregularidades que geraram autos de infração. Esta ação fiscal faz parte do Projeto de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul - SRT/RS.

Nas fiscalizações, das quais participaram Auditores-Fiscais do Trabalho de Porto Alegre e das Gerências de Caxias do Sul e Passo Fundo, foram encontrados 65 trabalhadores sem Carteira de Trabalho assinada.

Outras irregularidades ficaram caracterizadas nos pomares de maçã, armazenamento de grãos e plantações de batata e cenoura.

Alojamentos precários, instalações sanitárias subdimensionadas, falta de higienização, instalações elétricas com risco de eletrocussão, armazenamento de agrotóxicos de forma inadequada, extintores de incêndio vencidos ou descarregados, máquinas sem proteção e ausência de exames médicos exigidos por lei. Além disso, os locais do preparo da calda – mistura de agrotóxicos usados nas plantações – eram improvisados, gerando riscos à saúde dos trabalhadores.

Depois da apresentação dos documentos, a previsão é de que até o final do mês março tudo esteja analisado e os resultados apurados.