11 Abr

Fonacate: Conferência e eleições são pauta de assembleia geral

Publicada em: 11/04/2018

As diretoras do Sinait Vera Jatobá e Dalva Coatti participaram nesta terça-feira, 10 de abril, da Assembleia Geral do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate). A reunião ocorreu em Brasília, na sede do fórum, tendo como pauta os preparativos para a 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que ocorre nos dias 17 e 18 de abril – confira aqui a programação do debate.

O Fonacate também avançou na discussão de uma Carta de Princípios a ser entregue a candidatos nas Eleições 2018. O documento, a ser finalizado nas próximas semanas, tem o objetivo de deixar claro quais são as bandeiras defendidas pelo fórum e ajudar as bases das diversas entidades a votar em candidatos alinhados com essas pautas. A carta será apresentada na 5ª Conferência.

A convite da entidade, o deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF) participou da assembleia, para receber agradecimentos pelo trabalho executado para derrubar a reforma da Previdência (Proposta de Emenda à Constituição – PEC 287/2016). O fórum registrou ainda a atuação do deputado contrária à Medida Provisória – MP 805/2017 (adiava reajustes e aumentava a contribuição previdenciária dos servidores). A MP estava suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, em decisão liminar concedida à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5809, ajuizada pelo Psol. No dia 8, a MP teve a vigência encerrada, por não ter sido apreciada em tempo.

Para Rosso, as vitórias nas duas matérias foram obtidas graças à mobilização conjunta dos servidores. Ele alertou ainda sobre a necessidade de a categoria continuar em vigilância, já que outras matérias prejudiciais aos servidores podem surgir, não descartando a possibilidade de os mesmos temas voltarem a ser discutidos.