14 Mai

Na mídia - Jornal Nacional mostra luta da fiscalização para erradicar o trabalho escravo no Brasil

Publicada em: 14/05/2018

Balanço dos últimos 20 anos revela redução no número de resgates devido à falta de recursos humanos e financeiros 

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

O Jornal Nacional mostrou que passados 130 anos da Lei Áurea, o Brasil ainda luta para erradicar o trabalho escravo. A matéria exibida no dia 12 de maio faz um balaço dos últimos 20 anos de fiscalização no combate ao trabalho escravo. Mostra que nestas duas décadas os Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram mais de 52 mil pessoas.

No entanto, os resgates caíram nos últimos dez anos devido a vários problemas enfrentados pela fiscalização, a exemplo da falta de Auditores-Fiscais.  Enquanto em 2007 foram 6.025 resgatados, em 2017 foram apenas 526 trabalhadores, menos de 10% do ano em comparação.  

A secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, explica que o problema está na falta de recursos financeiros e humanos. Segundo ela, os recursos são poucos e o quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho é o menor dos últimos 20 anos, com pouco mais de 2.350 Auditores-Fiscais do Trabalho na ativa e 1.250 cargos vagos. A secretária ainda informa que o concurso público para 2018 não foi liberado.

Clique aqui para assistir à matéria que também mostra os maiores resgates de 2018, nos Estados de Alagoas e Roraima.