15 Mai

3º Conait começa nesta quinta-feira, 17 de maio

Publicada em: 15/05/2018

Delegados de Base fazem o credenciamento na parte da manhã e as discussões iniciam à tarde

Por Nilza Murari

O Sinait finaliza os preparativos da infraestrutura para o 3º Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Conait. O evento será em Brasília, de 17 a 19 de maio, no Brasília Imperial Hotel - Setor Hoteleiro Sul Q. 3 - Bloco H. Todos os Delegados de Base eleitos em assembléias realizadas pelas Delegacias Sindicais ficarão hospedados no local.

Na manhã do dia 17, a partir das 10 horas, será feito o credenciamento dos participantes. O Congresso será instalado à tarde, às 14 horas. Os trabalhos seguem até a noite. Continuam na sexta-feira, 18, e no dia 19. A previsão é de encerrar as atividades às 12 horas.

Antes de iniciar as discussões das cinco teses e das seis propostas de alteração do Estatuto aprovadas, os Delegados terão que aprovar o Regimento do 3º Conait. Ele é o conjunto de regras que regerão o funcionamento das plenárias, garantindo participação ampla e democrática.

As teses e propostas de alteração do Estatuto que forem aprovadas ainda serão submetidas a Assembleia Geral Nacional, para validação. As teses apontam caminhos na condução das lutas políticas da categoria. As alterações no Estatuto visam o aperfeiçoamento e harmonização de todo o texto.

A Diretoria Executiva Nacional do Sinait – DEN considera muito importante a realização do Congresso, instância máxima de decisão do Sindicato. “Foi uma conquista da categoria, processo de uma longa discussão. Diretores do Sinait percorreram todos os Estados do país e o modelo escolhido foi o que trouxe mais capilaridade e democracia para a entidade e a categoria. Valorizamos isso e vamos realizar um ótimo Congresso”, diz Carlos Silva, presidente do Sinait.