16 Mai

Eleições 2018: MCCE apresenta campanhas pelo voto legal e consciente

Publicada em: 16/05/2018

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

O diretor do Sinait Hugo Moreira participou na terça-feira, 15 de maio, da reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, em Brasília (DF). A pauta principal foi o processo eleitoral de 2018. O movimento continua a reestruturar comitês estaduais para combater a compra de votos e outras irregularidades no pleito.

O MCCE preparou um documentário com uma campanha pelo voto legal, com apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Federal. A plataforma Voto Legal, um sistema acessível para viabilizar o financiamento de pré-campanhas e campanhas eleitorais de modo transparente, foi inscrito no Prêmio Innovare.

Outra iniciativa apresentada foi a campanha Um Novo Congresso, com objetivo de dar visibilidade aos novos nomes da política brasileira. Além disso, promover uma votação mais consciente, numa luta para que os próximos candidatos sejam escolhidos a partir de uma criteriosa análise de vida pregressa. A iniciativa também busca fortalecer a Lei da Ficha Limpa.

Um representante da Transparência Internacional Brasil, Bruno Brandão, participou da reunião e apresentou ainda o pacote denominado “Novas Medidas contra a Corrupção”, apoiado pelo MCCE.

Homenagem

Também na terça-feira, o MCCE realizou uma cerimônia para oficializar a homenagem a Anivaldo Matias de Souza, coordenador do comitê mineiro da organização falecido em julho de 2017. A iniciativa foi deliberada ainda naquele ano, ocasião em que se definiu que a sede do movimento em Brasília passaria a ter um espaço com seu nome.

O MCCE volta a se reunir no dia 20 de junho.