09 Jul

BA: Auditores-Fiscais do Trabalho interditam máquinas e equipamentos no Porto de Aratu

Publicada em: 09/07/2018

Com informações da DS/BA

Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia – SRT/BA interditaram máquinas e equipamentos do Porto de Aratu, em Candeias, durante fiscalização realizada no dia 4 de julho. As irregularidades detectadas representavam risco grave e iminente para a integridade física dos trabalhadores no local.

Ao todo, foram lavrados 15 autos de infração que serão entregues à Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba e a mais duas empresas que operam no Porto de Aratu.

Foram interditadas máquinas no escorregador de navios, na plataforma de trabalho, nas correias transportadoras de materiais e nas moegas – equipamentos destinados ao armazenamento de grãos. Além disso, foram constatadas gaiolas e macas de salvamento em más condições de uso. Outro problema detectado foi a ausência de guarda-corpo – grade ou balaustrada de proteção.

Esses equipamentos podem ocasionar riscos de queda em altura, esmagamento, prensamento de membros e impossibilidade de salvamento em caso de acidentes.

Os Auditores-Fiscais do Trabalho darão prosseguimento às fiscalizações no Porto de Aratu para detectar se outros equipamentos se encontram irregulares.  As máquinas e equipamentos só serão desinterditados quando os problemas detectados forem corrigidos.