08 Ago

Eleições 2018: Sinait participa do Café Parlamentar da Campanha Voto Consciente

Publicada em: 08/08/2018

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

O presidente do Sinait, Carlos Silva, e a vice-presidente da entidade, Rosa Maria Campos Jorge, participaram do Café Parlamentar da Campanha Voto Consciente, nesta quarta-feira, 8 de agosto, no Anexo III na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O objetivo da atividade foi o de interagir com os deputados federais e alinhar ideias voltadas para os servidores públicos federais, além de construir um canal de interlocução com as representações sindicais. O evento contou com a participação de representantes de mais de 95 entidades de servidores públicos federais.

Durante a conversa com deputados federais, candidatos às Eleições 2018 e servidores públicos pré-candidatos, licenciados, que participaram da atividade, ocorreram várias interlocuções sobre as demandas, propostas e campanhas essencias para os servidores públicos, trabalhadores e a sociedade brasileira. 

Rosa Maria destacou que o programa “Voto Consciente” pode mudar a vida de todos. Ela acredita que os trabalhadores precisam avaliar como cada candidato votou nesta legislatura. “Os trabalhadores devem observar quem votou contra os trabalhadores e não os reeleger”.

A vice-presidente lembrou ainda da reforma trabalhista – Lei nº 13.467/2017 e Lei da Terceirização – Lei nº 13.429/2017, que precarizaram as condições de trabalho. “Os parlamentares que aprovaram essas duas propostas não fizeram e não fazem nada de bom para a população e para a sociedade e ainda retiraram direitos, que foram conquistados por meio de muita luta da classe trabalhadora. Eles não podem voltar”.

Voto consciente

O presidente Carlos Silva disse que a Campanha do Voto Consciente é relevante para mostrar a articulação das entidades que representam os servidores públicos federais, além de estimular a conscientização da população. “A eleição é o momento de renovar as esperanças dos cidadãos para que tenhamos um Legislativo e Executivo capazes de responder às necessidades de todos os brasileiros, especialmente, dos trabalhadores”.

Ele enfatiza também que a campanha é necessária para esclarecer discursos enganosos de candidatos às Eleições 2018. “Estamos sendo alvo e sofrendo ataques de muitos candidatos que buscam desconstruir a importância dos servidores públicos. Nós atuamos atendendo principalmente as pessoas que têm mais necessidades, de mais baixa renda”.

Por esses motivos, Carlos Silva destacou a importância da Campanha do Voto Consciente. “A campanha é para garantir de fato que elejamos parlamentares que tenham o compromisso com todos os brasileiros e não apenas com aqueles que o ajudarão a elegê-los, como, por exemplo, os financiadores das candidaturas políticas”.

Confira a entrevista de Rosa Jorge para a fanpage Servidores Eleições, organizada pela Central Pública dos Servidores.​