13 Set

Na mídia: Repórter Brasil revela que deputados federais descumprem legislação trabalhista no campo

Publicada em: 13/09/2018

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

A ONG Repórter Brasil publicou nesta quarta-feira, 12 de setembro, a reportagem “Um em cada quatro deputados que têm empresas rurais violaram a lei trabalhista”, um diagnóstico de infrações trabalhistas cometidas por deputados federais, a maioria da bancada ruralista.

“Trabalhadores rurais exaustos, intimidados por seguranças armados, correndo risco de acidentes e sem carteira de trabalho. A realidade nas fazendas de alguns deputados federais é o oposto das leis que eles são eleitos para criar. Dos 43 deputados federais que são sócios ou administradores de empresas rurais, 11 já foram autuados por violar a lei trabalhista – 25,6% do grupo”, informa o texto, produzido pelos repórteres Ana Aranha, Ana Magalhães e Daniel Camargos, com informações do Ministério do Trabalho e da Receita Federal do Brasil. Os Auditores-Fiscais do Trabalho Renato Mendes e Sérgio Carvalho são fonte da reportagem.

Aponta ainda que dois deles foram flagrados com trabalhadores em situação análoga à escravidão e outros cinco com funcionários irregulares, sem Carteira de Trabalho assinada. “As infrações dos 11 deputados somam um total de 286 autos, que incluem ainda o não pagamento do FGTS, o desrespeito ao tempo de descanso, falhas na prevenção de acidentes, entre outros”, mostra outro trecho da matéria.

Para ler a íntegra, clique aqui.