04 Dez

SC: Fiscalização do Trabalho resgata 22 trabalhadores escravizados vindos do Piauí

Publicada em: 04/12/2018

Por Andrea Bochi, com informações da DS/SC e do G1 Santa Catarina

Edição: Nilza Murari

Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram 22 trabalhadores encontrados em condições análogas às de escravos no município de Bom Retiro, na região da Serra Catarinense. A operação de resgate iniciou no dia 30 de novembro e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Os trabalhadores faziam a colheita de cebola na região e estavam alojados numa casa de três quartos com graves problemas de infiltração, sem fornecimento de água potável, instalações sanitárias em condições precárias e utilizavam pedaços de espuma improvisados como colchões. A água da chuva invadia os cômodos e se misturava ao lixo acumulado, que atingia colchões e objetos dos trabalhadores.

Recrutados no Piauí para prestar serviços aos produtores de cebola, os trabalhadores foram transportados sem prévia comunicação ao Ministério do Trabalho e sem registro em Carteira de Trabalho, o que configura crime de aliciamento, previsto no Código Penal.

Ao final da ação de fiscalização, os trabalhadores foram levados a um hotel na região, onde iriam aguardar o pagamento das verbas rescisórias e a emissão de guias de Seguro-Desemprego. Após o acerto, retornariam ao local de origem.

Segundo matéria do G1, os Auditores-Fiscais do Trabalho receberam informações de que há outros aliciadores na região e relatos de que trabalhadores estariam sendo pagos com drogas, especialmente crack. As denúncias serão investigadas e informadas às autoridades competentes para apuração.