06 Dez

Planejamento lança diretrizes de educação para aposentadoria dos servidores federais

Publicada em: 06/12/2018

Diretores do SINAIT representaram o Sindicato na cerimônia de lançamento

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

As Diretrizes Gerais para a Promoção da Educação para Aposentadoria do servidor público foram apresentadas a dirigentes e servidores da área de Gestão de Pessoas do governo federal, nesta quarta-feira, 5 de dezembro, em Brasília. Os diretores do SINAIT Benvindo Soares Coutinho e Hugo Carvalho representaram o Sindicato na cerimônia de lançamento.

O evento, organizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP, teve o objetivo de abordar os principais pontos da Portaria nº 12 e de compartilhar experiências exitosas realizadas por órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – Sipec.

A portaria deve ser utilizada como referência durante o exercício profissional e ao longo da aposentadoria no serviço público. Os órgãos e entidades devem fomentar programas, projetos e ações de promoção da educação para aposentadoria que tenham o objetivo de fortalecer os fatores de proteção pessoal, psicossocial e organizacional associados à promoção do envelhecimento ativo.

“A pessoa tem que ter motivação para viver depois da aposentadoria. Quando é chegada essa hora, muitos caem em depressão. Quanto mais cedo nos preocuparmos com isso, a transição para a aposentadoria será menos dolorida”, explicou o secretário de Gestão de Pessoas do MP, Augusto Chiba.

De acordo com o secretário, a iniciativa também contribuirá para reduzir gastos com a saúde. “Se a gente não se preocupar com isso, os gastos com saúde sobem, impactando as famílias e o Estado brasileiro. É uma ação importante para todos”, ressaltou. 

Para Benvindo Coutinho, que já está aposentado, “o programa é positivo na medida que faz um diagnóstico das pessoas que estão com dificuldade de aceitar a aposentadoria, talvez por falta de planejamento, e as ajuda a aceitar o processo sem traumas e sofrimentos. Por exemplo, por meio das oficinas em que aposentados contam suas experiências exitosas para os que estão em vias de se aposentar”, destacou o representante do SINAIT. 

Na ocasião, também foram apresentadas experiências positivas de outros órgãos governamentais e entidades de servidores públicos em programas de promoção de educação para aposentadoria.

Viver Bem

Durante a abertura do evento foi lançada a página Viver Bem, do Portal do Servidor. O objetivo deste ambiente virtual é divulgar os destaques dos projetos voltados para a qualidade de vida no serviço público, textos de especialistas sobre diferentes temas e casos de sucesso na Administração Pública Federal.

site está recebendo as experiências exitosas de quem já se aposentou para divulgação e também projetos educacionais que estão sendo desenvolvidos neste sentido.​