12 Fev

MG: Confira artigo de delegado sindical sobre a Chacina de Unaí

Publicada em: 12/02/2019

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

A Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG publica nesta terça-feira, 12 de fevereiro, um artigo do delegado sindical de Minas Gerais, Marcelo Campos, sobre os 15 anos da Chacina de Unaí.

O texto detalha o contexto das relações trabalhistas em Unaí na época do episódio, as ações da fiscalização conduzidas pela Auditoria-Fiscal do Trabalho, o planejamento e execução do crime, os meandros do processo penal que se seguiu, e a impunidade de mandantes e intermediários que dura até hoje.

O autor relaciona ainda o crime ao processo existente de desmantelamento das estruturas de fiscalização do trabalho escravo no Brasil, ambos fruto de uma “ideologia tosca, rudimentar e primitiva”, que desconhece “os direitos laborais, previstos em Convenções Internacionais, na Constituição Federal e na CLT como algo que deva ser observado”, afirma Campos no texto.

“Que a morte de nossos colegas, que a memória do digno trabalho que realizavam nos sirva como inspiração para a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Se fizermos isso, a memória das vítimas estará sendo devidamente dignificada. O compromisso da Auditoria Fiscal do Trabalho é: Justiça para as vítimas de Unaí! Justiça para todos aqueles que trabalham!”, finaliza o delegado sindical.

Confira o texto na íntegra aqui e ainda vídeo produzido pela Delegacia Sindical do SINAIT de Minas Gerais – DS/MG.​