10 Abr

Reforma da Previdência: Carlos Silva confirma participação do SINAIT nas audiências nos Estados

Publicada em: 10/04/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

O presidente do SINAIT, Carlos Silva, declarou participação nacional da entidade em atividades, ações e audiências públicas pelo Brasil contra a Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 6/2019, reforma da Previdência. A afirmação foi feita nesta terça-feira, 9 de abril, durante a reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, no Plenário 12, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Participaram ainda do evento a vice-presidente Rosa Maria Campos Jorge, e os diretores Dalva Coatti, Vera Jatobá e Marco Aurélio Gonsalves. A reunião, com coordenação participativa, foi mediada pelo senador Paulo Paim (PT/RS) e pelo deputado federal Bira do Pindaré (PSB/MA).

Carlos Silva disse que o Sinait, por meio das suas 28 Delegacias Sindicais pelo Brasil, vai participar de todos os eventos promovidos pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. Além disso, chamou a atenção para atividades que estão sendo organizadas pelas bases que devem ser incluídas e divulgadas pela Frente.

Ele informou que haverá um evento na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – Alepe no dia 15 de abril. “Acredito que as duas agendas, Frente e ações paralelas, podem caminhar juntas e devem ser consolidadas, já que tratam do combate às injustiças contidas no texto da PEC 6/2019”.

O presidente informou ainda que a direção do SINAIT está concluindo uma análise da PEC sob a perspectiva de uma reforma trabalhista embutida na proposta de reforma da Previdência. Lembrou que também na PEC 287/2016 – a reforma da Previdência do governo Temer –, a pauta trabalhista era um ponto marcante. “Os tópicos podem crescer nesta abordagem da PEC 6/2019. Por isso, estamos preparando material para ser usado pela Frente”.

Carlos Silva destacou ainda que, com a instalação da Comissão Especial da PEC 6/2019, no Senado, nesta terça-feira, dia 9 de abril, a tática referente à produção de material e frequência de divulgação precisa ser estrategicamente pensada. “Esperamos contribuir com esta produção a partir do conteúdo construído pelo SINAIT para enfrentar este momento na Comissão Especial”.

O presidente explicou que, a entidade, além de atuar na Frente Parlamentar Mista, também contribui no âmbito do Fonacate, Fonasefe, Mosap e Auditoria Cidadã da Dívida com suporte técnico, trabalho parlamentar e na produção de emendas. “Estamos à disposição. Podem contar com o SINAIT nesta luta”.

Além do SINAIT, representantes de outras entidades, associações e confederações apresentaram ideias e sugestões para fortalecimento de iniciativas, ações e atividades da Frente pelo país. O senador Jaques Wagner (PT/BA) e os deputados Jorge Solla (PT/BA), Rogério Correia (PT/MG) e Weliton Prado (Pros/MG), entre outros, contribuíram para construção de estratégias de resistência à PEC 6/2019.

Calendário de audiência públicas

A Frente divulgou calendário preliminar de audiências públicas que ocorrerão nas Assembleias Legislativas nos Estados a fim de discutir a PEC 6/2019. O presidente Carlos Silva pediu a inclusão do evento na Alepe, na próxima segunda-feira, 15.

Dia 12 de abril – 9h – Belo Horizonte (MG)

Dia 15 de abril – horário a definir – Recife (PE)

Dia 26 de abril – 14h – Florianópolis (SC)

Dia 10 de maio – horário a definir – São Luís (MA)

Dia 23 de maio -  14h – Fortaleza (CE)

Dia 24 de maio – 10h – Natal (RN)

Dia 7 de junho – horário a definir – Cuiabá (MT)   ​