15 Abr

Domingo Espetacular acompanha operações de combate ao trabalho escravo nas capitais carioca e paulista

Publicada em: 15/04/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

O Domingo Espetacular, programa da TV Record, apresentou reportagem sobre escravidão contemporânea veiculada neste domingo, 14 de abril, ancorada na recente atualização da Lista Suja que inclui empregadores flagrados na prática do trabalho escravo. A última edição trouxe 48 novos empregadores de um total de 187.  O jornalista Eduardo Ribeiro acompanhou uma ação fiscal de Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro de combate ao trabalho escravo. Ele também foi a São Paulo conversar com Auditores-Fiscais e relembrar um resgate de trabalhadores bolivianos em oficina de costura. 

No Rio de Janeiro, a equipe apurou uma denúncia de que dez empregados vindos da Região Norte laboravam em situação precária dentro de uma empresa de confecção de vasos de cerâmica. Os Auditores-Fiscais do Trabalho Cláudio Secchin, Raul Brasil e Rosane Rodrigues constataram várias irregularidades como, por exemplo, falta de segurança em máquinas e equipamentos, jornada exaustiva, falta de extintor de incêndio, fiação elétrica exposta, situação precária no banheiro, entre outros riscos. 

Em São Paulo, o repórter fez retrospectiva de um resgate realizado na Zona Leste da capital paulista, numa oficina de costura em que a produção da peça custava R$ 6,00 e poderia chegar ao valor de R$ 700,00 em lojas de grifes famosas. Os imigrantes bolivianos trabalhavam de 10 a 12 horas por dia. Relatam a operação os Auditores-Fiscais do Trabalho Lívia Ferreira e Luiz Alexandre de Faria.

O SINAIT ressalta a importância da veiculação de matérias como as exibidas em dois programas de grande audiência na TV aberta. É uma oportunidade para mostrar como o trabalho escravo se configura nos dias de hoje e como os Auditores-Fiscais do Trabalho agem para combater esse crime. 

Assista aqui a reportagem na íntegra.​