06 Jun

12 de junho: Lançamento da Campanha de Combate ao Trabalho e Mendicância Infantil em Boa Vista

Publicada em: 06/06/2019

Por Solange Nunes, com informações da DS/RR

O lançamento da Campanha “Eu não aceito o Trabalho e a Mendicância Infantil” ocorrerá no dia 12 de junho na capital Boa Vista (RR). A data será marcada por uma grande panfletagem, a partir das 8h, no cruzamento da Avenida Mário Homem de Melo com Avenida Venezuela, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Atividade será desenvolvida pela Delegacia Sindical do Sinait em Roraima (DS/RR) em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho em Roraima, Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Conselho Tutelar do Território III, Secretaria Municipal de Gestão Social e a Polícia Rodoviária Federal.

A Campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade quanto aos malefícios do Trabalho e da Mendicância Infantil nas ruas da capital roraimense. De acordo com a Auditora-Fiscal do Trabalho Thaís Castilho, adquirir produtos ou serviços ou dar esmolas somente contribui para que crianças e adolescentes permaneçam nas ruas. “O correto é encaminhar esta criança ou adolescente aos serviços que necessita, justamente para que a mesma não precise laborar ou mendigar para sobreviver”.

Thaís Castilho explica que, atualmente, a maioria de crianças e adolescentes que laboram em Boa Vista são imigrantes de origem venezuelana vindas para o Brasil em razão da crise econômica e social que a Venezuela enfrenta. “Crianças e adolescentes que trabalham ou mendigam nas ruas estão expostas a diversos riscos e danos à sua saúde tais como, atropelamentos, assédio sexual, consumo de álcool e drogas, insolação e violência”.

Destaca, ainda, que a campanha visa identificar crianças e adolescentes encontradas trabalhando ou mendigando nas ruas. “A ideia é estender a eles os serviços de assistência social, educação e saúde”. Para isso, complementa, os casos serão identificados e encaminhados à Divisão de Proteção da Criança e do Adolescente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. “O órgão ficará responsável em conduzir cada criança e adolescente abordado ao serviço que necessita”, declara Thaís Castilho.

Campanha “Eu não aceito o Trabalho e a Mendicância Infantil”

A campanha, além da panfletagem, também irá capacitar profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) quanto ao Trabalho e mendicância Infantil.

Serviço:

Evento: Lançamento da Campanha “Eu não aceito o Trabalho e a Mendicância Infantil”

Data: dia 12 de junho

Horário: 8h

Atividade: Grande panfletagem e conversa com cidadãos sobre o tema

Local: No cruzamento da Avenida Mário Homem de Melo com a Avenida Venezuela na capital Boa Vista (RR)