10 Jul

Reforma da Previdência – Fonacate e Fonasefe fazem manifestação na Câmara

Publicada em: 10/07/2019

Dirigentes do SINAIT estiveram presentes para marcar o posicionamento contrário à reforma da previdência 

Por Nilza Murari 

Dirigentes de entidades que integram o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate e do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe estiveram durante toda a tarde desta terça-feira, 9 de julho, em manifestação na Câmara dos Deputados. Posicionados no corredor de acesso ao Salão Verde, onde fica o plenário da Câmara, os dirigentes se manifestaram contra a reforma da Previdência cujo relatório foi aprovado na semana passada na Comissão Especial e poderá ser votado ainda esta semana pelos deputados federais. O Mosap e a Condsef também participaram da mobilização, assim como várias entidades da área da educação, a exemplo da Fasubra. 

O SINAIT integra os dois Fóruns e o Mosap. O presidente do SINAIT, Carlos Silva, e a vice-presidente Rosa Jorge estiveram presentes no protesto. Outros diretores do Sindicato tentaram entrar no Congresso, mas o acesso foi dificultado. 

O relatório é considerado muito ruim para os trabalhadores e para os servidores públicos. O presidente do Fonacate, Rudiney Marques, disse que a reforma previdenciária não é necessária e que o governo mente sobre os números da Previdência. “Fizemos as contas e vimos que os números da economia, do setor público, não condizem com a realidade. O ministro superestimou a economia para nos impor sacrifícios desmedidos. Nós não vamos tolerar isso”. 

Carlos Silva observou que o Brasil não precisa de uma reforma da Previdência. O País, na visão dele, precisa de incentivos para trazer os empregos de volta e saúde ao mercado de trabalho. 

Segundo Marques, os servidores públicos continuarão sua manifestação até quando for necessário para impedir que a reforma seja votada e aprovada.