11 Jul

MCCE articula ação contra fim de conselhos e reestruturação dos comitês estaduais

Publicada em: 11/07/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

O diretor do SINAIT Hugo Moreira participou da 6º reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) nesta quarta-feira, 10 de julho, no auditório Alberto Simonetti Cabral do Centro Cultural da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília (DF). Na pauta, fim dos conselhos, reestruturação dos Comitês MCCE nos Estados e realização de seminários estaduais para identificar notícias falsas “Fake News”. 

Os integrantes reafirmaram a preocupação com o decreto presidencial nº 9.759/2019, que acaba com os conselhos participativos. O objetivo é entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI contra o decreto. 

Falaram sobre a importância em reestruturar os Comitês do MCCE nos estados visando as Eleições de 2020, que vai eleger prefeitos e vereadores nos 5.570 municípios do país. Os comitês atuarão para denunciar a compra de votos e apontar irregularidades no processo eleitoral local. 

O movimento promoverá, a partir de agosto, seminário estaduais para identificar notícias falsas “Fake News”. As datas, locais e inscrições ainda serão divulgados. 

Hugo Moreia disse que os temas são relevantes para o SINAIT. “Estamos atentos aos assuntos e o SINAIT acompanha com atenção visando defender a representação da categoria Auditor-Fiscal do Trabalho e proteger os direitos dos trabalhadores brasileiros”.​